Neoliberalismo e universidade pública
reflexões acerca da desvalorização do ensino superior público
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2021.v14n1.p85-100Palavras-chave:
Ensino superior, Neoliberalismo, Universidade Pública, Políticas públicasResumo
Esta investigação teve como objetivo, compreender a desvalorização da Universidade Pública acerca da concepção neoliberal. Entendemos na atualidade a necessidade de uma análise sobre as influências predominantes nas decisões materializadas para o Ensino Superior. Assim, nesta pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico e documental, passamos a problematizar o cerne das propostas que favorecem a precarização da Universidade Pública. Durante esta atividade de pesquisa, percebemos que existem intenções de favorecer os sistemas privados e que, em grande medida, esses sistemas estão aparados em políticas públicas. Desse modo, a redução de investimentos para as instituições públicas de Ensino Superior atente às necessidades de projetos privatistas e fragilizam as Universidades Públicas. Por fim, foi possível compreender que o discurso gerado pela concepção neoliberal, está sempre na linha de ataque contra a instituição pública e seus defensores, tendo em vista que, a Universidade Pública é uma instituição representativa da luta contra as forças dominantes.
Submetido em: 12/05/2021.
Aprovado em: 06/07/2021.
Downloads
Referências
AGUIAR, Vilma. Um balanço das políticas do governo Lula para a educação superior: continuidade e ruptura. Revista de Sociologia e Política, v. 24, p. 113-126, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010444782016000100113&script=sci_arttext. Acesso em: 23 mar 2020.
AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, v. 56, 2001.
BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o desenvolvimento mundial. World Bank, 1990.
BANCO MUNDIAL. Um Ajuste Justo: Análise da Eficiência e Equidade do Gasto Público no Brasil. World Bank, 2017.
BHOJANI, Muhammad Hussain. Neoliberalism’s War on Higher Education. Revista de Educação e Desenvolvimento Educacional, v. 3, n. 1, junho 2016. Disponível em: https://www.journals.iobmresearch.com/index.php/JoEED/article/view/715, Acesso em: 09 jun 2020.
CATANI, Afrânio Mendes. A universidade brasileira, a USP e a aliança entre o pessimismo da inteligência e o otimismo da vontade. Revista USP, São Paulo, v. 60, p. 52-67, dez./jan. 2004. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13301. Acesso: 24 mar 2020.
CHAUI, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Rev. Bras. Educ. n. 24 Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782003000300002&script=sci_arttext. Acesso em 08 jun 2020.
Chaves, Vera Lúcia Jacob. Política de financiamento e a expansão da educação superior no Brasil: o público e o privado em questão. ETD - Educação Temática Digital, v. 17, n. 2, p. 427-441, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635212. Acesso em: 08 jun 2020
DUARTE, Newton. Entrevista com o professor Dermeval Saviani. Pedagogia Histórico-Crítica na atualidade. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v.16, nº2, p.4-12, abr/jun, 2019. Disponível em:http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3121 Acesso em: 05 Jun 2020.
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 4ª Ed., 2000.
GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, T. T. da & GENTILI, P. (Orgs.). Escola S.A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, DF: CNTE, 1996, p. 9-49. Disponível em: https://rl.art.br/arquivos/4002523.pdf. Acesso em 10 de Abr de 2020.
GILL, Louis. O neoliberalismo. Montréal: Biblioteca Nacional do Quebeque, 2002. Disponível em: http://tonho.no-ip.com/Documents/O%20neoliberalismo-A5.pdf. Acesso em 5 de Abr de 2020.
JÚNIOR, João dos Reis Silva; SGUISSARDI, Valdemar. Novas faces da educação superior no Brasil: reforma do Estado e mudança na produção. Uberlândia: Navegando Publicações, 1ª edição eletrônica. 2020. Disponível em: https://56e818b2-2c0c-44d1-8359-cc162f8a5934.filesusr.com/ugd/35e7c6_46a9595e792d4569a3f2f85dc48eb991.pdf. Acesso em: 05 Jun de 2020.
LAMPERT, Ernani. O Desmonte da Universidade Pública: A Interface de uma Ideologia. Revista Linhas, v. 7, n. 2, 2006. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1342/1151. Acesso em: 03 abr 2020.
LIMA, Larissa Gentil. EDUCAÇÃO SUPERIOR: direito ou mercadoria. In: Jornada Internacional de Políticas Públicas, VI., 2013, São Luís. Anais eletrônicos... São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2013. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2013/JornadaEixo2013/anais-eixo15impassesedesafiosdaspoliticasdeeducacao/educacaosuperior-direitooumercadoria.pdf. Acesso em 08 jun 2020.
MÉSZÁROS, Isteván. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2ª ed. 2008.
MILIBAND, Ralph. Socialismo & ceticismo. Bauru: Edusc; São Paulo: Edunesp, 2000.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 26 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
PEREIRA, Thiago Inglassia; SILVA, Luís Fernando Corrêa da. As políticas públicas do ensino superior no governo Lula: expansão ou democratização?. Revista Debates, UFRGS, v. 4, p. 10-31, 2010. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/debates/article/view/16316. Acesso em 10 de Abr de 2020.
ROSSI, Pedro; DWECK, Esther. Impactos do Novo Regime Fiscal na saúde e educação. Cadernos de Saúde Pública, v. 32, p. 1-5, 2016. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csp/2016.v32n12/e00194316/pt/. Acesso em: 10 de Abr de 2020.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: SP, Autores Associados, 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo: E.P.U. Temas básicos de educação e ensino. 1986.
STIGLITZ, Joseph E. O grande abismo: sociedades desiguais e o que podemos fazer com isso. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.
TRINDADE, Hélgio. (org.). Universidade em ruínas na república de professores. 2. ed. Petrópolis: Vozes; Rio Grande do Sul: Cipedes, 2000.
TRÓPIA, Patrícia Vieira. O ensino superior em disputa: apoio e alianças de classe à política para o ensino superior no governo Lula. Revista Iberoamericana de Educação, v. 49, p. 1, 2009. Disponível em https://rieoei.org/RIE/article/view/2093. Acesso em 10 de Abr de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fernanda de Souza Godim, Rafaela Cristina Johann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.