Neoliberalismo e universidade pública

reflexões acerca da desvalorização do ensino superior público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2021.v14n1.p85-100

Palavras-chave:

Ensino superior, Neoliberalismo, Universidade Pública, Políticas públicas

Resumo

Esta investigação teve como objetivo, compreender a desvalorização da Universidade Pública acerca da concepção neoliberal. Entendemos na atualidade a necessidade de uma análise sobre as influências predominantes nas decisões materializadas para o Ensino Superior. Assim, nesta pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico e documental, passamos a problematizar o cerne das propostas que favorecem a precarização da Universidade Pública. Durante esta atividade de pesquisa, percebemos que existem intenções de favorecer os sistemas privados e que, em grande medida, esses sistemas estão aparados em políticas públicas. Desse modo, a redução de investimentos para as instituições públicas de Ensino Superior atente às necessidades de projetos privatistas e fragilizam as Universidades Públicas. Por fim, foi possível compreender que o discurso gerado pela concepção neoliberal, está sempre na linha de ataque contra a instituição pública e seus defensores, tendo em vista que, a Universidade Pública é uma instituição representativa da luta contra as forças dominantes.

Submetido em: 12/05/2021.
Aprovado em: 06/07/2021.

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Biografia do Autor

  • Fernanda de Souza Godim, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, servidora pública da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil (GT) da Região Oeste do Paraná HISTEDOPR na Unioeste.

  • Rafaela Cristina Johann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Professora de educação infantil pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil (GT) da Região Oeste do Paraná HISTEDOPR na Unioeste.

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Publicado

2021-04-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

GODIM, Fernanda de Souza; JOHANN, Rafaela Cristina. Neoliberalismo e universidade pública: reflexões acerca da desvalorização do ensino superior público. Revista Aurora, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 85–100, 2021. DOI: 10.36311/1982-8004.2021.v14n1.p85-100. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/11829.. Acesso em: 13 out. 2024.