Gramsci entre Maquiavel e Marx
da negatividade do homem à ontonegatividade da política
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2008.v1n2.1180Palavras-chave:
Gramsci, Maquiavel, Marx, ontonegatividade da política.Resumo
Em uma de suas categorias centrais, Gramsci estabelece uma identidade direta entre as politicidades maquiaveliana e marxiana, de sorte que cada um escreve para a classe da vanguarda política de sua época. No entanto, uma crítica mais rigorosa aos escritos marxianos nos revela que o proletariado não é somente a classe progressista de sua época, da maneira que a burguesia fora no iluminismo, como quer Gramsci, mas é, em verdade, a esfera universal e a única capaz de levar a cabo uma emancipação humana total. Doravante, a identidade entre Marx e Maquiavel inexiste na medida em que o primeiro, de magnitude filosófica distinta, concebe o trabalho ontologicamente como atributo central da humanização, apreendendo a política como uma figura transitória superável, enquanto o segundo concebe a política como o ato fundador de toda sociabilidade.Downloads
Referências
CHASIN, J. Marx: A Determinação Ontonegativa da Politicidade. In ______. Tomo III – Política. Santo André: Ad Hominem, 2000.
CHASIN, J. O Futuro Ausente. A conscientização da nova politicidade: Niccolò Machiavelli. In ______. Tomo III – Política. Santo André: Ad Hominem, 2000 b.
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Os Pensadores. São Paulo: Ed. Abril, 1973.
MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005.
MARX, Karl. Capítulo II: Glosas Críticas Marginais ao Artigo ‘O Rei da Prússia e a Reforma Social’ De um Prussiano. In Práxis, s.d., mímeo.
MARX, Karl. El Capital. México: Fondo de Cultura Económica, 1995.
MARX, Karl. ENGELS, F. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Claudinei Cássio de Rezende
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.