"Os Parceiros” de Antonio Candido
a construção de seu pensamento sociológico em “Os Parceiros do Rio Bonito”
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2007.v1n1.1168Palavras-chave:
pensamento social brasileiro, questão agrária, caipiraResumo
A partir do método de análise do discurso, se emerge da construção do pensamento intrínseca à obra “Os Parceiros do Rio Bonito” para as condições contextuais de seu autor, Antonio Candido. Além de discutir com a tese de Luis Carlos Jackson sobre as diferentes nuances da concepção de sociologia ao longo da formação intelectual de Candido (entre as décadas de trinta e cinqüenta), se polemiza sobre a relevância da proposição política contida em sua obra. Finalmente, são vislumbrados o alcance da obra e sua atualidade.Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. Os Parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. São Paulo, 8°ed. Ed. 34, 1997.
CANDIDO, Antonio. Entrevista ao Jackson, In: JACKSON, Luiz Carlos. A Tradição esquecida. Estudo sobre a sociologia de Antonio Candido. Belo Horizonte/SP, Editora da UFMG/Fapesp, 2002.
CARONE, Edgard. Entrevista ao Jackson, In: JACKSON, Luiz Carlos. A Tradição esquecida. Estudo sobre a sociologia de Antonio Candido. Belo Horizonte/SP, Editora da UFMG/Fapesp, 2002.
FOUCAULT, Michel. Verdade e Poder. In: Microfísica do Poder. Glória – RJ, Edições Graal Ltda, 1981.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo- Edições Loyola, 1996.
FRANCISCO, Luís Roberto. A gente Paulista e a vida caipira. In: Coleção Terra Paulista: História, Artes, Costumes. Vol. 2. Modos de vida dos paulistas: identidades, famílias e espaços domésticos. São Paulo, CENPEC/Imprensa Oficial, 2004.
JACKSON, Luiz Carlos. A Tradição esquecida. Estudo sobre a sociologia de Antonio Candido. Belo Horizonte/SP, Editora da UFMG/Fapesp, 2002.
JACKSON, Luiz Carlos. A tradição esquecida: estudo sobre a sociologia de Antonio Candido. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, p. 82-98, 2001.
MARTINS, José de Souza. Entrevista ao Jackson, In: JACKSON, Luiz Carlos. A Tradição esquecida. Estudo sobre a sociologia de Antonio Candido. Belo Horizonte/SP, Editora da UFMG/Fapesp, 2002.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Assim Falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad. Mário da Silva, Rio de Janeiro, 9a ed, Bertrand Brasil, 1998
PONTES, Heloisa. Entrevista com Antonio Candido. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 16, n° 47, outubro/2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Airton Souza de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.