A etiologia da materialidade na teoria discursiva de Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2020.v13n2.p9-26Palavras-chave:
Análise do discurso, História, Michel Foucault, Materialidade discursivaResumo
O campo da análise do discurso, em especial o segmento que se desenvolveu na França a partir dos trabalhos fundacionais de Foucault e Pêcheux, tem se havido, desde os resultados alcançados por esses dois autores, com a importante questão das implicações da materialidade no discurso. Neste trabalho, recuperamos certas posições no domínio da ciência e da filosofia a partir das quais se desdobraram alguns giros teóricos responsáveis por importantes modificações a esse respeito. Nossa análise indica que o conceito de matéria veio se oferecer, a partir do século XVIII, como novo centro de referência num contexto em que se fazia necessário empreender uma longa e dura batalha contra o primado da consciência, recusando-se, desde então, a substância pensante enquanto ponto de partida da análise científica. O que nos parece digno de nota, todavia, é que traços importantes da razão metafísica tenham sido de algum modo conservados – em graus e em formas distintas – nos casos que aqui consideramos.
Submetido em: 25/06/2020
Aceito em: 19/07/2020
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. 5a ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
BAKHTIN, M.; VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12a ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
DURKHEIM, É. As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 5a Ed. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
FOUCAULT, M. A arqueologia o saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
MARX, K.; ENGELS, F. A sagrada família ou a crítica da Crítica crítica contra Bruno Bauer e consortes. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.
MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
SAUSSURE, F. DE. Curso de Linguística Geral. 28a ed. São Paulo: Editora Pensamento-Cultrix Ltda, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Estêvão Carvalho Freixo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.