Chamada para publicação - v. 15 n.1 2022

2021-08-28

O Conselho Executivo da Revista Aurora – Revista discente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Unesp de Marília – tem o prazer de convidar pesquisadoras/es de todo país a submeterem artigos científicos para a para publicação no - v.15 n.1 2022.

O campo das ciências sociais têm passado por uma série de transformações nos últimos anos. Sobretudo a partir de 2010, vimos o uso da internet e das redes sociais se aprofundarem muito e quase se universalizarem. O digital impôs novos desafios para sociólogos, antropólogos e cientistas políticos que tentam compreender as novas dinâmicas sociais consequentes dessas tecnologias. As mudanças são evidentes não apenas nos padrões de sociabilidade, mas nas instituições, no Estado, na experiência religiosa, no trabalho, etc. O digital e a tecnologia permeiam todos os segmentos da vida social, no que parece um caminho sem volta.

A pandemia da covid-19 acentuou ainda mais todas essas questões. As relações sociais, relações de trabalho e interações cotidianas tornaram-se bastante dependentes do digital e dos recursos tecnológicos no atual cenário da pandemia. Para as ciências sociais os desafios que se colocam são os de compreender, interpretar e oferecer explicações sobre os fenômenos de natureza social num contexto em que o trabalho de pesquisa é comprometido pela impossibilidade de se ir a campo investigar e compreender os fenômenos sociais. Dessa forma, pesquisadores e pesquisadoras tentam inovar e pensar em novos caminhos para desenvolver suas pesquisas utilizando os recursos tecnológicos. O digital tornou-se não apenas um objeto de pesquisa, mas também um caminho para que as pesquisas continuem.

Etnografias digitais, netnografias, análise de redes sociais digitais e surveys remotos são algumas das técnicas de pesquisa que pesquisadores e pesquisadoras do campo das ciências sociais têm lançado mão como alternativa de contornar os desafios impostos pela pandemia. Nos cabe refletir, todavia, de que forma essas novas técnicas de pesquisa impactam na pesquisa. Seriam essas técnicas apenas um recurso momentâneo? O digital enquanto campo de pesquisa é uma realidade inexorável? Como se adaptar a essa nova conjuntura de pesquisa? De que forma essas técnicas de pesquisa somam e/ou refinam a metodologia de pesquisa nas ciências sociais?

Buscando discutir essas e outras questões, a nova edição da Revista Aurora – Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP de Marília – convida todas e todos que tenham textos para contribuir nesses debates a submetê-los para a organização de nosso próximo dossiê temático: os desafios e dilemas de pesquisa no contexto digital: o campo e o método nas ciências sociais na atual conjuntura.

Também receberemos trabalhos variados na seção Miscelânea (fluxo contínuo), conforme consta nas Normas de Publicação.

Prazo final para submissão de textos para dossiê: 15 de Fevereiro de 2022.

Atenciosamente,
Equipe Editorial.