A PEDAGOGIA POLÍTICA DE ANTONIO GRAMSCI

Autores

  • Gilberto José de Amorim Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • João Antônio Rocha Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p234-252

Palavras-chave:

Subalterno, Escola Unitária, Hegemonia

Resumo

Nosso intuito é contribuir com a reflexão acerca da proposta de escola unitária, elaborada por Antonio Gramsci. A partir da análise de alguns pressupostos de seu pensamento, objetivamos situar a escola como elemento básico na luta pela hegemonia. As fontes analisadas para o trabalho foram alguns escritos do pensador italiano fundamentalmente aqueles elaborados nos anos de cárceres. A partir dessa análise, e considerando que a escola não é uma ilha, mas uma instituição que reflete e refrata a realidade em que está inserida, demonstramos, por meio do trabalho, que a escola unitária representa a real democratização do acesso ao conhecimento historicamente sistematizado pela humanidade. Ela é a antítese radical e profunda frente à escola burguesa, dualista e segregacionista defendida pelos fascistas de ontem e de hoje.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gilberto José de Amorim, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Professor de História no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4920-064X

  • João Antônio Rocha, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Professor de Filosofia no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) ORCID: https://orcid.org/0009-0007-2449-3443

Downloads

Publicado

2023-07-06

Edição

Seção

Dossiê Temático: “FILOSOFIA DA PRÁXIS E TRADUTIBILIDADE: LEGADO DE GRAMSCI NA AMÉRICA LATINA” - III COLÓQUIO INTERNACIONAL ANTONIO GRAMSCI (IGS-BRASIL)

Como Citar

AMORIM, Gilberto José de; ROCHA, João Antônio. A PEDAGOGIA POLÍTICA DE ANTONIO GRAMSCI. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 8, n. 12, p. 234–252, 2023. DOI: 10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p234-252. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/14823.. Acesso em: 21 nov. 2024.