GRAMSCI

UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NESSE “MUNDO GRANDE, COMPLICADO E TERRÍVEL”

Autores

  • Douglas Christian Ferrari de Melo Universidade Federal do Espírito Santo - UFES https://orcid.org/0000-0001-9759-5933
  • Décio Nascimento Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)
  • Patrícia Teixeira Moschen Lievore Universidade Federal do Espírito Santo-UFES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p71-92

Palavras-chave:

Antonio Gramsci, Deficiência, Biografias, Capacitismo

Resumo

O presente artigo busca analisar a influência da deficiência de Gramsci em sua trajetória e biografia, além de mostrar leituras capacitistas e/ou apresentando apenas o viés clínico nas biografias do teórico. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica nas biografias já publicadas em português sobre o autor, bem como uma pesquisa documental das cartas, conforme publicadas nas Cartas do Cárcere, volumes I e II, por Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques (2005). A partir das nossas análises, foi possível perceber que as biografias traduzidas que hoje temos acesso no Brasil não apresentam ou apresentam muito rapidamente o fato de Gramsci ter sido uma pessoa com deficiência, por um viés patológico ou mesmo como algo terrível que poderia ter acontecido em sua vida. Além disso, indica que é preciso fazer novas pesquisas documentais sobre a historiografia e a biografia do filósofo sardo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Docente da UFES

  • Décio Nascimento Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

    Doutor e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Coordenador do Grupo de Trabalho Educação Especial (GT 15) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Docente permanente e coordenador adjunto do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET/IFF). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFF). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF). Coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Educacionais (IFF). 

  • Patrícia Teixeira Moschen Lievore, Universidade Federal do Espírito Santo-UFES

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação - UFES. Especialização em Alfabetização, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Psicopedagogia e Supervisão, Orientação e Gestão Escolar. Graduação em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (2011) e e graduação em Normal Superior: Séries Iniciais do Ensino Fundamental- pelo Centro Universitário do Espírito Santo (2008). Atualmente atua como Professora e Pedagoga na rede municipal de ensino de Colatina/ES.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação Especial sob a perspectiva gramsciana

Como Citar

MELO, Douglas Christian Ferrari de; GUIMARÃES, Décio Nascimento; LIEVORE, Patrícia Teixeira Moschen. GRAMSCI: UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NESSE “MUNDO GRANDE, COMPLICADO E TERRÍVEL” . Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 8, n. 12, p. 71–92, 2023. DOI: 10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p71-92. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/14352.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)