UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DAS TESES E DISSERTAÇÕES GRAMSCIANAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2019.v4n5.10786Palavras-chave:
Produção de conhecimento, Ensino superior, Antonio GramsciResumo
O presente artigo visa realizar uma análise quantitativa da produção acadêmica gramsciana no Brasil a partir da pesquisa intitulada Mapa bibliográfico de Gramsci no Brasil. A partir das teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) no País, disponíveis online, iremos traçar um panorama da distribuição regional dos trabalhos no intuito de compreender as causas da disparidade de produção entre as Regiões Sudeste e Sul em detrimento das demais Regiões. Para tal, faremos um levantamento de alguns dos Programas que aparecem no Mapa com teses e dissertações que utilizam Gramsci em seu referencial teórico; destacaremos o total das produções por Região; salientaremos as áreas de conhecimento com maior número de produção; e procuraremos explicar as razões de tal distribuição. Neste intuito, buscaremos realizar um breve histórico do desenvolvimento dos PPGs no País, bem como da recepção de Gramsci na produção acadêmica.
Recebido em 07 de outubro de 2019
Aprovado em 15 de novembro de 2019
Editado em 15 de dezembro de 2019
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