UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DAS TESES E DISSERTAÇÕES GRAMSCIANAS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2019.v4n5.10786

Palavras-chave:

Produção de conhecimento, Ensino superior, Antonio Gramsci

Resumo

O presente artigo visa realizar uma análise quantitativa da produção acadêmica gramsciana no Brasil a partir da pesquisa intitulada Mapa bibliográfico de Gramsci no Brasil. A partir das teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) no País, disponíveis online, iremos traçar um panorama da distribuição regional dos trabalhos no intuito de compreender as causas da disparidade de produção entre as Regiões Sudeste e Sul em detrimento das demais Regiões. Para tal, faremos um levantamento de alguns dos Programas que aparecem no Mapa com teses e dissertações que utilizam Gramsci em seu referencial teórico; destacaremos o total das produções por Região; salientaremos as áreas de conhecimento com maior número de produção; e procuraremos explicar as razões de tal distribuição. Neste intuito, buscaremos realizar um breve histórico do desenvolvimento dos PPGs no País, bem como da recepção de Gramsci na produção acadêmica.

Recebido em 07 de outubro de 2019
Aprovado em 15 de novembro de 2019
Editado em 15 de dezembro de 2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Lima Ribeiro Gomes, Universidade Federal Fluminense UFF/RJ

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF).

Ana Lole, Pontifica Universidade Católica - PUC/RJ

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-Rio. Membro da Coordenação Nacional da International Gramsci Society Brasil (IGS-Brasil). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF) e Grupo de Estudos e Pesquisas de Trabalho, Políticas Públicas e Serviço Social (TRAPPUS) da PUC-Rio.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Gomes, R. L. R., & Lole, A. (2020). UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DAS TESES E DISSERTAÇÕES GRAMSCIANAS NO BRASIL. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 4(5), 120–135. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2019.v4n5.10786

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.