UM ENCONTRO NECESSÁRIO

O FEMINISMO E AS TEORIAS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Autores

  • Danielle Gonçalves Passos do Nascimento
  • Thiago Fernandes Franco

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p176-189

Palavras-chave:

Desenvolvimento teórico, Mulheres, Relações Internacionais, Teoria Feminista

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e tensionar o momento e as formas como o encontro entre feminismo e Teorias das Relações Internacionais (TRI) é emoldurado. A configuração teórica em Relações Internacionais (RI) é marcada por uma significativa diversidade em termos de teorias e, sobretudo nos últimos anos, muito se discute sobre como explorar essa variedade teórica. Para entender de que modo há a inserção e a contribuição das abordagens feministas paras as TRI, procurou-se abordar o germinar dos estudos feministas e a incorporação desses nas RI, visualizar quais bases contribuem para a disciplina, para além dos nomes mais aceitos, tais como Cynthia Enloe e J. Ann Tickner, bem como assimilar as inovações no que tange às novas demandas em TRI e em relação ao feminismo para com a primeira. Assim, também aproveitar os eixos epistemológicos fora do espectro Europa-Estados Unidos e o que a esfera teórica de RI ganha com as produções teórico-práticas feministas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Gonçalves Passos do Nascimento

Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp - Marília). Bolsista CAPES. Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Thiago Fernandes Franco

Professor de Relações Internacionais na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor e Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na área de História Econômica. 

Downloads

Publicado

2023-03-17

Como Citar

Nascimento, D. G. P. do, & Franco, T. F. (2023). UM ENCONTRO NECESSÁRIO: O FEMINISMO E AS TEORIAS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 7(11), 176–189. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p176-189

Edição

Seção

Artigos