A PROPÓSITO DA NOÇÃO DE INTELECTUAL QUE SE PODE INTUIR DA NOÇÃO GRAMSCIANA DE "LORIANISMO"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2017.v2n2.p155-168

Palavras-chave:

Gramsci, Noção Intelectual, Lorianismo

Resumo

Uma das questões que tem aflorado nos debates educacionais que pretendem firmar-se no pensamento de Gramsci é a do significado de intelectual e, mais precisamente, como se poderia entender o sentido de “intelectual orgânico”, a fim de transpor para uma leitura de nossa realidade educacional e entender melhor a ação de intelectuais que, no âmbito das relações sociais vigentes, exercem um trabalho crítico e militante. Poucos se dão conta que podemos encontrar nos escritos de Gramsci um outro significado de intelectual que, quem sabe, pudesse servir melhor para definir certa atividade educacional que exerce uma função
política para a conservação, sem que estes atores se deem conta que contribuem para tanto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anita Helena Schlesener, Universidade Federal do Paraná UFPR/PR

    Professora de filosofia política e de estética da UFPR; atualmente docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UTP de Curitiba; Pós-doutorado em Educação na UNICAMP.

Downloads

Publicado

2020-07-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCHLESENER, Anita Helena. A PROPÓSITO DA NOÇÃO DE INTELECTUAL QUE SE PODE INTUIR DA NOÇÃO GRAMSCIANA DE "LORIANISMO". Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 155–168, 2020. DOI: 10.36311/2526-1843.2017.v2n2.p155-168. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/10550.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)