GRAMSCI NO BRASIL

NOTAS SOBRE UM ENCONTRO MEMORÁVEL NA SENDA DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA

Autores

  • Anita Helena Schlesener

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p06-21

Palavras-chave:

Política, Educação, Antonio Gramsci

Resumo

O presente artigo traz um recorte da história da recepção do pensamento de Gramsci no Brasil a partir de um encontro promovido pelo Curso de Serviço Social da UFMA e que possibilitou um debate político importante. Retomamos alguns aspectos deste debate para compreender a relação entre política e educação mostrando as possibilidades de leitura que o texto fragmentário de Gramsci possibilita. O artigo visa a mostrar que os escritos de Gramsci podem ser lidos de perspectivas diferentes a fim de interpretar o movimento do real, o que acentua a riqueza de seus escritos.

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Biografia do Autor

  • Anita Helena Schlesener

    Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Presidenta da International Gramsci Society Brasil (IGS-Brasil) – Gestão 2022-2024. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2768-5858

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Publicado

2023-03-17

Edição

Seção

Dossiê temático

Como Citar

SCHLESENER, Anita Helena. GRAMSCI NO BRASIL: NOTAS SOBRE UM ENCONTRO MEMORÁVEL NA SENDA DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 7, n. 11, p. 06–21, 2023. DOI: 10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p06-21. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/14370.. Acesso em: 10 out. 2024.