Transformação da introspecção educacional: avaliação da situação atual e desenvolvimento da educação musical básica na China

Autores

  • Yannan Feng Chongqing College of International Business and Economics
  • Jing Peng Chongqing University of International Business and Economics

Palavras-chave:

Ideia de educação musical, Educação Musical Básica, Filosofia Confucionista, Filosofia Taoísta

Resumo

A educação musical básica chinesa sempre desempenhou um papel importante no cultivo do gosto estético dos alunos e na melhoria da sua literacia cultural. No entanto, num contexto de rápido desenvolvimento social e econômico e de diversificação cultural, a educação musical básica também enfrenta novos desafios e oportunidades. No passado, a educação musical prestava geralmente atenção à formação de competências e enfatizava a herança de obras clássicas. Entretanto, a procura de educação musical na sociedade de hoje coloca mais ênfase na criatividade, na qualidade abrangente e no desenvolvimento da personalidade. Assim, é de grande importância prática e teórica estudar a situação atual e o desenvolvimento da educação musical básica na China e discutir os problemas e perspectivas. Através de pesquisas  sobre a situação atual da educação musical básica na China, podemos compreender de forma abrangente as principais características, problemas existentes, professores, materiais didáticos, instalações e outros aspectos da educação musical atual. Isto favorece revelar os estrangulamentos e as deficiências do sistema educativo e fornecerá uma base para a formulação de políticas educativas mais científicas e racionais. A política de educação musical básica na China esta sendo influenciada pela investigação sobre filosofia educacional, particularmente quando se trata de fornecer apoio teórico e ideológico para a criação de novos padrões curriculares nacionais para a educação musical básica.  Nos últimos anos, a educação musical básica chinesa tem gradualmente prestado atenção ao cultivo da criatividade e da qualidade abrangente dos alunos. A música não é apenas uma habilidade, mas também uma arte que ajuda a cultivar o pensamento criativo e o desenvolvimento abrangente dos alunos.

Biografia do Autor

  • Yannan Feng, Chongqing College of International Business and Economics

    Chongqing College of International Business and Economics, Chongqing, 400000 - China. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-2795-5572.

  • Jing Peng, Chongqing University of International Business and Economics

    School of Music and Dance, Chongqing University of International Business and Economics, Chongqing, 401520-China. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-3030-4376.

Referências

ABRIL, J. E. The State of Music Education in the Basic General Public Schools of Ecuador: The Administrators’ Perspective. International Journal of Music Education, v. 37, n. 3, p. 370-389, 2019.

ALLSUP, R. E. Music Teacher Quality and the Problem of Routine Expertise. Philosophy of Music Education Review, v. 23, n. 1, p. 5-24, 2015.

BARNES, A. D. A Philosophy of Music Education According To Kant. Journal of Aesthetic Education, v. 51, n. 2, p. 33-39, 2017.

BRADLEY, D. The Dynamics of Multiculturalism in Music Matters: A Philosophy of Music Education. Action, Criticism, and Theory for Music Education, v. 14, n. 3, p. 10-26, 2015.

CHANDRANSU, N. Integrating Multicultural Music Education into the Public Elementary School Curricula in Thailand. International Journal of Music Education, v. 37, n. 4, p. 547-560, 2019.

DAUBNEY, A.; MARTIN, F. Editorial Research: Music Education in a Time of Pandemic. British Journal of Music Education, v. 37, n. 2, p. 107-114, 2020.

ESCALANTE, S. Exploring Access, Intersectionality, and Privilege in Undergraduate Music Education Courses. Journal of Music Teacher Education, v. 29, n. 2, p. 22-37, 2020.

EVANS, P. Self-Determination Theory: An Approach to Motivation in Music Education. Musicae Scientiae, v. 19, n. 1, p. 65-83, 2015.

NART, S. Music Software in the Technology Integrated Music Education. Turkish Online Journal of Educational Technology - TOJET, v. 15, n. 2, p. 78-84, 2016.

REGELSKI, T. A. Resisting Aesthetic Autonomy: A “Critical Philosophy” of Art and Music Education Advocacy. Journal of Aesthetic Education, v. 53, n. 2, p. 79-101, 2019.

ROLLE, C. What is right? What is wrong? Music Education in a World of Pluralism and Diversity. Philosophy of Music Education Review, v. 25, n. 1, p. 87-99, 2017.

SALAZAR, R.; CLINT, R. Connecting Ideas to Practice: the Development of an Undergraduate Student’s Philosophy of Music Education. International Journal of Music Education, v. 33, n. 3, p. 278-289, 2015.

SHEVOCK, D. J. Satis Coleman-A Spiritual Philosophy for Music Education. Music Educators Journal, v. 102, n. 1, p. 56-61, 2015.

SMITH, S. R. Staging Sport: Dion Boucicault, the Victorian Spectacular Theatre, and the Manly Ideal. Critical Survey, v. 24, n. 1, p. 57-73, 2012.

SUTAWI, T. K. Three Characters Moulded in Music Education. Harmonia: Journal of Arts Research and Education, v. 8, n. 2, p. 189-196, 2018.

TESAR, M.; HYTTEN, K.; HOSKINS, T. K. et al. Philosophy of Education in a New Key: Future of Philosophy of Education. Educational Philosophy and Theory, v. 54, n. 8, p. 1234-1255, 2022.

YANG, L. The Instructive Role of Music in Ancient Society from the Musical Thought of Confucianism. Everybody, v. 000, n. 011, p. 84-86, 2009.

YUEN, K. Bound By Sound: Music, Victorian Masculinity and Dante Gabriel Rossetti. Critical Survey, v. 20, n. 3, p. 79-96, 2008.

Received: 07/09/2023 – Approved: 17/11/2023 – Published: 30/04/2024

Publicado

01-05-2024

Como Citar

Transformação da introspecção educacional: avaliação da situação atual e desenvolvimento da educação musical básica na China. (2024). Trans/Form/Ação, 47(5), e02400169. https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15091