ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES AUXILIARES DA REDE DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SANTOS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.06.p55Resumo
o processo de inclusão escolar aponta discursos e práticas divergentes no encontro entre políticas públicas e ações do cotidiano escolar. Para desvelar as bases desse desencontro, este trabalho objetivou conhecer e analisar as representações sociais que os professores auxiliares da rede municipal de ensino fundamental do município de Santos, SP, têm dos alunos com deficiência e seuprocesso de inclusão escolar. Nesse artigo apresentamos o material produzido por três professores auxiliares. Como procedimentos de coleta de dados foram utilizados o instrumento desenho estória e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados teve por base a teoria das representações sociais. A representação social apreendida por meio das entrevistas denota uma prática que ainda carrega resquícios da percepção do modelo biomédico, com atuação focada em determinado diagnóstico, sem vistas ao trabalho com promoção à acessibilidade e às estratégias de participação dos alunos em seu contexto de grupo e classe. Observou-se, também, o predomínio do pensamento do professor auxiliar detentor de conhecimentos específicos a respeito das deficiências, aproximando-o do professor de Atendimento Educacional Especializado e uma tendência à individualização do processo educacional. Com este estudo pretendeu-se ampliar a reflexão sobre as práticas do cotidiano escolar, contribuindo para qualidade de ensino.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-03-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1
Como Citar
SOUZA, Mariana R. S. Barbosa Cintra; JURDI, Andrea Perosa Saigh; CIPULLO, Marcos Alberto Taddeo. ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES AUXILIARES DA REDE DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SANTOS. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 3, n. 2, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2016.v3n2.06.p55. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6748.. Acesso em: 22 nov. 2024.