ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES AUXILIARES DA REDE DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SANTOS

Autores/as

  • Mariana R. S. Barbosa Cintra SOUZA
  • Andrea Perosa Saigh JURDI
  • Marcos Alberto Taddeo CIPULLO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.06.p55

Resumen

o processo de inclusão escolar aponta discursos e práticas divergentes no encontro entre políticas públicas e ações do cotidiano escolar. Para desvelar as bases desse desencontro, este trabalho objetivou conhecer e analisar as representações sociais que os professores auxiliares da rede municipal de ensino fundamental do município de Santos, SP, têm dos alunos com deficiência e seu
processo de inclusão escolar. Nesse artigo apresentamos o material produzido por três professores auxiliares. Como procedimentos de coleta de dados foram utilizados o instrumento desenho estória e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados teve por base a teoria das representações sociais. A representação social apreendida por meio das entrevistas denota uma prática que ainda carrega resquícios da percepção do modelo biomédico, com atuação focada em determinado diagnóstico, sem vistas ao trabalho com promoção à acessibilidade e às estratégias de participação dos alunos em seu contexto de grupo e classe. Observou-se, também, o predomínio do pensamento do professor auxiliar detentor de conhecimentos específicos a respeito das deficiências, aproximando-o do professor de Atendimento Educacional Especializado e uma tendência à individualização do processo educacional. Com este estudo pretendeu-se ampliar a reflexão sobre as práticas do cotidiano escolar, contribuindo para qualidade de ensino.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Mariana R. S. Barbosa Cintra SOUZA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Andrea Perosa Saigh JURDI

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Marcos Alberto Taddeo CIPULLO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

2017-03-06

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SOUZA, Mariana R. S. Barbosa Cintra; JURDI, Andrea Perosa Saigh; CIPULLO, Marcos Alberto Taddeo. ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES AUXILIARES DA REDE DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SANTOS. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 3, n. 2, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2016.v3n2.06.p55. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6748.. Acesso em: 22 nov. 2024.