ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES AUXILIARES DA REDE DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SANTOS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.06.p55Resumen
o processo de inclusão escolar aponta discursos e práticas divergentes no encontro entre políticas públicas e ações do cotidiano escolar. Para desvelar as bases desse desencontro, este trabalho objetivou conhecer e analisar as representações sociais que os professores auxiliares da rede municipal de ensino fundamental do município de Santos, SP, têm dos alunos com deficiência e seuprocesso de inclusão escolar. Nesse artigo apresentamos o material produzido por três professores auxiliares. Como procedimentos de coleta de dados foram utilizados o instrumento desenho estória e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados teve por base a teoria das representações sociais. A representação social apreendida por meio das entrevistas denota uma prática que ainda carrega resquícios da percepção do modelo biomédico, com atuação focada em determinado diagnóstico, sem vistas ao trabalho com promoção à acessibilidade e às estratégias de participação dos alunos em seu contexto de grupo e classe. Observou-se, também, o predomínio do pensamento do professor auxiliar detentor de conhecimentos específicos a respeito das deficiências, aproximando-o do professor de Atendimento Educacional Especializado e uma tendência à individualização do processo educacional. Com este estudo pretendeu-se ampliar a reflexão sobre as práticas do cotidiano escolar, contribuindo para qualidade de ensino.
Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-03-06
Número
Sección
Artigos
Licencia
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1
Cómo citar
SOUZA, Mariana R. S. Barbosa Cintra; JURDI, Andrea Perosa Saigh; CIPULLO, Marcos Alberto Taddeo. ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES AUXILIARES DA REDE DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SANTOS. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 3, n. 2, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2016.v3n2.06.p55. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6748.. Acesso em: 22 nov. 2024.