ENCONTROS COM A DEFICIÊNCIA: DE ENSAIOS DA FICÇÃO A TESTEMUNHOS SOBRE A SUA ÉTICA EM UMA REDE (IN) VISÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5295Resumo
O presente ensaio, com objetivo de retratar a positividade da deficiência, discute as possibilidades de encontros com a
deficiência propiciarem o exercício da alteridade mediante as práticas de si que eticamente provocam e a visibilidade de uma rede comunitária que se constitui, ao se manifestar publicamente sobre uma relação interpessoal distinta das existentes. Parto de um retrato ficcional do cinema para alguns testemunhos ordinários desses encontros, para tanto, inclusive o meu, como pai de uma criança com Trissomia. À luz desses testemunhos problematizo algumas formas de relação com a deficiência em circulação em nossa cultura e em instituições como a escola, particularmente, ascompreendidas pelas políticas de inclusão e indico a emergência de um olhar que pode conferir a deficiência nessas relações certa positividade. Assim, procuro dar visibilidade à rede que tais relações
constituem eindico que os próprios deficientes tenham voz em seu interior para que, politicamente, se apresentem como atores na vida pública na medida em que os encontros que propiciam fazem-nos rever eticamente o que somos, quem sabe, conviver com nossa própria deficiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1