INDICADORES DE SAÚDE DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA REGIÃO DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240001

Palavras-chave:

Educação Especial, Condição docente, Saúde docente

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar indicadores de saúde dos professores de Educação Especial que atuam nas escolas municipais da região do Piemonte da Diamantina, estado da Bahia. O estudo contou com trinta e seis professores que responderam um questionário de perguntas fechadas. O tema em questão trata sobre a saúde de professores de Educação Especial. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) os professores compõem a segunda categoria profissional que mais apresenta sintomas de doenças relacionadas a sua ocupação. Os resultados indicaram que os docentes em geral praticam exercícios físicos, principalmente a caminhada ou corrida ao ar livre; entretanto sentem dores na coluna ou nas articulações, mas consideram sua alimentação muito saudável. Assim, é imprescindível que mais estudos sejam produzidos acerca da temática das condições de saúde dos professores, principalmente aqueles que atuam com Educação Especial, nas outras cidades da Bahia e até de outros estados do Brasil.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Osni Oliveira Noberto da SILVA, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

Referências

ARAÚJO, C. M. DE; RAMOS, M. D. P.; SILVA, O. O. N. DA; SOUZA, E. C. DE. Condições de trabalho docente: uma análise sobre a remuneração salarial e satisfação com a carreira. Cenas Educacionais, v. 3, p. e9907, 2 nov. 2020.

ASSUNÇÃO, Ada Ávila; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação e Sociedade. vol. 30, n. 107, pp. 349‐372, maio/ago. 2009.

BASTOS, Josane Aparecida Quintão Romero. O mal-estar docente, o adoecimento e as condições de trabalho no exercício do magistério, no ensino fundamental de Betim/MG. 2009, 149 p. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte.

BRAGA, Milena Mendes; PATERNEZ, Ana Carolina Almada Colucci. Avaliação do consumo alimentar de professores de uma Universidade particular da cidade de São Paulo (SP). Rev. Simbio-Logias, v.4, n.6, Dez/ 2011.

BRITO, Wellington Fabiano et al. Nível de atividade física em professores da rede estadual de ensino. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 104-109, Feb. 2012.

CASAGRANDE, Rosana de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado: Contribuições Científicas de 2000 a 2010. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v.3, n.2, p. 95-110, Jul.-Dez., 2016.

CRUZ, Roberto Moraes; LEMOS, Jadir Camargo; WELTER, Marisete M.; GUISSO, Luciane. Saúde docente, condições e carga de trabalho. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 4, Julio, 2010, p. 147-160.

DEJOURS, Christophe. Por um novo conceito de saúde. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, Nº 54. vol. 14, abril a junho, 1986, p. 7-11.

DIAS, Laylla Lucinda Lacerda et al. Avaliação nutricional em crianças de 0 a 10 anos. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 11, n. 3, dez. 2020.

DOHMS, Karina P.; LETTNIN, Carla; STOBÄUS, Claus Dieter; MOSQUERA, Juan José Mouriño. Mal/bem-estar docente em uma escola particular de Porto Alegre. Anais do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, Unicamp, 2012.

EUGÊNIO, Benedito; SOUZAS, Raquel; LAURO, Angela Dias Di. Trabalho e adoecimento do professor da educação básica no interior da Bahia. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.3, n.2, mai.-ago. 2017, p.179-194

FALEIRO, Rita de Cássia; QUARESMA, Reginaldo S.; SOUZA Welerson M. de; AQUINO, Evanirso da S. Avaliação do sedentarismo e risco de eventos cardiovasculares e sua correlação com o teste de caminhada de seis minutos. Sinapse Múltipla, 6(2), dez.,139-153, 2017.

FERREIRA. Cristiane Magalhães. Adoecimento psíquico de professores: Um estudo de caso sem escolas estaduais de educação básica numa cidade mineira. Dissertação. Pedro Leopoldo, 2011. 87 p. (Mestrado Profissional em Administração). Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo.

FREITAS, Cinara Aline de; CASTRO, Ralph de. Saúde do professor: um olhar para o Brasil e para os servidores da rede municipal de ensino de Uberaba-MG. Anais do XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Curitiba – PR. 2015.

GALLINA, Luciara Souza; TEO, Carla Rosane Paz Arruda; SZINWELSKI, Nádia Kunkel; BOHRZ, Sofie; GRAHL, Fabiula; ALBANI, Géssica. Hábito alimentar do professor: importante elemento para a promoção da saúde no ambiente escolar. Rev. Simbio-Logias, V.6, n.9, Dez/2013.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MOTA JÚNIOR, Rômulo José; TAVARES, Débora Dornelas Ferreira; GOMES, Áurea Kelly Viana; OLIVEIRA, Renata Aparecida Rodrigues de; MARINS, João Carlos Bouzas. Nível de atividade física avaliado por dois instrumentos. J. Phys. Educ. v. 28, e2833, 2017.

PEREIRA, Daniel Augusto de Moura. Condições de trabalho e efeitos sobre a saúde dos professores da rede municipal de ensino de João Pessoa – PB. Anais do XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro de 2010.

REIS, Eduardo José Farias Borges; ARAÚJO, Tânia Maria de; CARVALHO, Fernando Martins; BARBALHO, Leonardo; SILVA, Manuela Oliveira e. Docência e exaustão emocional. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 229-253, jan./abr. 2006.

REIS, João Paulo L. S.; MARQUES, Pedro Henrique O.; COELHO, Raquel G. Autoanálise da alimentação e das atividades físicas de estudantes do primeiro ano do Centro Universitário de Barra do Piraí-RJ. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 10, n. 2, ago. 2019.

SANTOS, Marcio Antonio dos; WECHSLER, Solange Muglia. Análise da produção cientifica brasileira sobre pessoas com deficiência na última década. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v.5, n.2, p. 133-146, Jul.-Dez., 2018.

SANTOS, Marcio Neres dos; MARQUES, Alexandre Carriconde. Condições de saúde, estilo de vida e características de trabalho de professores de uma cidade do sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 18, núm. 3, 2013, pp. 837-846.

SANTOS, Josi Kelly Leite dos; WANZINACK, Clóvis. Saúde docente: um estudo de caso nas escolas municipais de ensino fundamental do município de matinhos – Paraná – Brasil. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 17, enero, 2017, 115-128.

SILVA, Laíse Karine da; GRANDI, Ana Lúcia De. Adoecimento mental em docentes do ensino fundamental I e II. Anais da V Jornada de Iniciação Científica da UENP. Universidade Estadual do Norte do Paraná. Bandeirantes, 2015.

SILVA, Regisnei Aparecido Oliveira; GUILLO, Lídia Andreu. Trabalho docente e saúde: um estudo com professores da educação básica do sudoeste goiano. Itinerarius Reflectionis, v. 11, n. 2, 20 dez. 2015.

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; MIRANDA, Theresinha Guimarães; BORDAS, Miguel Angel Garcia. Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES - 2013 a 2016. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.50, pp.225-239.

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; MIRANDA, Theresinha Guimarães; BORDAS, Miguel Angel Garcia. Atendimento educacional especializado, sala de recursos e tecnologias assistivas: a tríade da educação inclusiva. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 12, p. 267-281, 2018.

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; MIRANDA, Theresinha Guimarães; BORDAS, Miguel Angel Garcia. Condições de saúde dos professores de educação especial de Jacobina - Bahia. Cenas Educacionais, v. 2, n. 1, p. 64-80, 30 jun. 2019a.

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; MIRANDA, Theresinha Guimarães; BORDAS, Miguel Angel Garcia. n. 39 - CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: ENSAIO SOBRE A DESVALORIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Jornal de Políticas Educacionais, [S.l.], v. 13, nov. 2019b.

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; RAMOS, Michael Daian Pacheco; MIRANDA, Theresinha Guimarães; BORDAS, Miguel Angel Garcia. Condições de trabalho docente: uma análise de revistas de educação da Bahia. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, n. 28, p. 233-248, 1 jan. 2019c.

SILVA, Luciane Goulart da, SILVA, Marcelo Cozzensa da. Condições de trabalho e saúde de professores pré-escolares da rede pública de ensino de Pelotas, RS, Brasil. Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 11, p. 3137-3146, nov. 2013.

SOUSA, Rosiane Costa de. SOUZA, Elizeu Clementino. Adoecimento e condições de trabalho docente: narrativas (auto)biográficas e cuidados de si. Revista del IICE, nº 41, Enero-junio, 2017.

SOUSA, Suziane Freitas de. O bem-estar docente e a prática da atividade física: um estudo com professores de uma escola municipal de Campo Grande – MS. 2016, 125 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande – MS.

TOSTES, Maiza Vaz; ALBUQUERQUE, Guilherme Souza Cavalcanti de; SILVA, Marcelo José de Souza; PETTERLE, Ricardo Rasmussen. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde debate. Rio de janeiro, v. 42, n. 116, p. 87-99, jan-mar 2018.

TRINDADE, Marcel de Almeida; MORCERF, Cely Carolyne Pontes; OLIVEIRA, Marinalva Santos de. Saúde mental do professor: uma revisão de literatura com relato de experiência. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão. V. 2, n. 4. 2018.

UNESCO. Condiciones de trabajo y salud docente: estudios de casos em Argentina, Chile, Ecuador, México, Perú y Uruguay. Santiago de Chile: UNESCO-OREALC, 2005.

Downloads

Publicado

2024-02-22

Como Citar

OLIVEIRA NOBERTO DA SILVA, Osni. INDICADORES DE SAÚDE DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA REGIÃO DA BAHIA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 1, p. e0240001, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240001. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14086.. Acesso em: 22 nov. 2024.