INDICADORES DE SAÚDE DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA REGIÃO DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240001

Palavras-chave:

Educação Especial, Condição docente, Saúde docente

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar indicadores de saúde dos professores de Educação Especial que atuam nas escolas municipais da região do Piemonte da Diamantina, estado da Bahia. O estudo contou com trinta e seis professores que responderam um questionário de perguntas fechadas. O tema em questão trata sobre a saúde de professores de Educação Especial. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) os professores compõem a segunda categoria profissional que mais apresenta sintomas de doenças relacionadas a sua ocupação. Os resultados indicaram que os docentes em geral praticam exercícios físicos, principalmente a caminhada ou corrida ao ar livre; entretanto sentem dores na coluna ou nas articulações, mas consideram sua alimentação muito saudável. Assim, é imprescindível que mais estudos sejam produzidos acerca da temática das condições de saúde dos professores, principalmente aqueles que atuam com Educação Especial, nas outras cidades da Bahia e até de outros estados do Brasil.  

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Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da SILVA, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

Oliveira Noberto da SILVA, O. (2024). INDICADORES DE SAÚDE DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA REGIÃO DA BAHIA. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 11(1), e0240001. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240001

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