Ensaio

realidades das pessoas com deficiência

Autores

  • Edvin Gabriel Escobar MORALES Universidade de San Carlos da Guatemala - USAC

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p145-158

Palavras-chave:

Enfoque, Personas con discapacidad, Etnografia, Cultura, Paradigmas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise da situação real vivenciada por diversas pessoas com deficiência. Tal análise é realizada em direção ao conteúdo da Política Nacional da Deficiência e, principalmente, a partir das experiências das mesmas pessoas com deficiência, colocando-as no centro do bem público. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e dentro das metodologias existentes, serão abordadas as características do método etnográfico, caracterizando assim uma cultura com deficiência, que é objeto de discussão e análise, conforme proposta do estudo. Com efeito, a construção de uma cultura social sobre a deficiência tem sido um desafio no século XXI, com as mudanças paradigmáticas que o preocupam e que fazem parte da história das pessoas com deficiência, citadas por Agustina Palacios, os paradigmas da dispensa ou tradicional, o biológico reabilitador médico e a abordagem social e, a dos direitos humanos. Esta última abordagem é justamente a que se coloca no cenário internacional e, principalmente, com base no instrumento internacional ratificado pelo Estado da Guatemala, como muitos Estados da América Latina ou do mundo, que é a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência das Nações Unidas.

Biografia do Autor

  • Edvin Gabriel Escobar MORALES, Universidade de San Carlos da Guatemala - USAC

    Pessoa com deficiência visual. Bacharel em Relações
    Internacional pela Escola de Ciência Política, Mestre em
    Análise Social da Deficiência pela Escola de Ciências
    Psicológicos, ambos da Universidade de San Carlos de Guatemala
    (USAC). Possui diversos cursos de atualização em Direitos Humanos,
    Políticas Públicas e aquelas relacionadas à Inclusão de Pessoas com
    Incapacidade. É facilitador de vários workshops, palestras e
    conferências relacionadas à perspectiva da deficiência com foco
    dos direitos humanos. É coordenador e pesquisador da Área de
    Estudos sobre Deficiência do Instituto de Pesquisa Política
    e Social “Dr. René Poitevin Dardón”, da Escola de Ciências
    Política da USAC. Durante vários anos dirigiu projetos de
    pesquisa endossada pela Escola de Ciências, para a Diretoria
    Geral do Ensino e financiado pela Direção Geral de
    Pesquisa DIGI da Universidade de San Carlos da Guatemala.

Referências

BRÉGAIN, Gildas. ¿Quién es el sujeto de la discapacidad? El punto de vista de un historiador de la época contemporánea. In: DANEL, Paula Mara; RAMÍREZ, Berenice Pérez; RÍOS, Alexander Yarza de los. ¿Quién es el sujeto de la discapacidad?: exploraciones, configuraciones y potencialidades. Colección grupos de trabajo Estudios críticos en discapacidad. Serie Estado, políticas públicas y ciudadanía. 1ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2021, p.71 – 100. Tomado de: https://www.clacso.org/wp-content/uploads/2021/05/Quien-es-el-sujeto-de-la-discapacidad.pdf

CONADI. Consejo Nacional para la Atención de las Personas con Discapacidad. Política Nacional en Discapacidad, 2006. Tomado de: https://conadi.gob.gt/web/wp-content/uploads/2022/03/Politica-Nacional.pdf

OMS. Organización Mundial de la Salud. Informe mundial sobre la discapacidad, 2011.

ONU. Organización de Naciones Unidas. Convención sobre los derechos de las personas con discapacidad, 2006.

PALACIOS, Augustina. El modelo social de discapacidad: orígenes, caracterización y plasmación en la Convención Internacional sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad. Ediciones Cinca, S.A, 2008. 524 p. Tomado de: http://ibdigital.uib.es/greenstone/sites/localsite/collect/portal_social/index/assoc/cermi000/7.dir/cermi0007.pdf

RUSLER, Veronica; HEREDIA, Marina; CAMPERO, Maria José; LICEDA, Patrícia; REZNIK, Lía; ANAPIOS, Eugenia; GARCÍA, Carlos Alexis. La discapacidad desde la perspectiva de las humanidades. Editorial de la Facultad de Filosofía. COLECCIÓN SABERES CS, 2019. 192 p.

SANDOVAL Casilimas, Carlos. A. Investigación cualitativa. Módulos Investigacíon Social. Instituto Colombiano de Fomento de la Educación Superior (ICFES). ARFO editores, 2002. 313 p.

SEGEPLAN. Secretaría General de Programación y Planificación de la Presidencia. Guía para formulación de políticas públicas. Versión actualizada. Noviembre 2017.

TOBAR ESTRADA, Anneliza . El campo de atención a la discapacidad en Guatemala: sus efectos de exclusión y empobrecimiento. Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO, 2013. 243 p. Tomado de: https://searchworks.stanford.edu/view/10569289

Downloads

Publicado

2022-12-01