Avaliação das condições de acessibilidade e satisfação de estudantes com deficiência no ensino superior: um estudo de caso

Autores/as

  • Tamara Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSP
  • Eduardo Fernando Nunes Universidade Estadual de Maringá
  • Fernanda Cristina Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n2.07.p93

Palabras clave:

Acessibilidade. Ensino superior. Estudantes com deficiência. Satisfação.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo avaliar as condições de acessibilidade a diversos ambientes do campus de uma instituição de ensino pública e a satisfação de alunos com deficiência (auditiva e física) matriculados no ensino superior no que diz respeito aos aspectos estruturais, operacionais, psicoafetivos e atitudinais. O estudo justifica-se uma vez que as condições de acessibilidade e a satisfação dos alunos podem impactar diretamente na permanência e êxito no curso. Para a consecução dos objetivos propostos foram utilizados dois instrumentos de pesquisa: a Escala de Satisfação e Atitudes e o Protocolo para Avaliação de Acessibilidade em Instituições de Ensino Superior. A pesquisa é de abordagem quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso. Os resultados evidenciaram que a satisfação dos estudantes variaram de acordo com as necessidades específicas de cada um. A satisfação psicoafetiva foi a que recebeu a melhor avaliação por parte dos estudantes, o que indica que eles se sentem incluídos na instituição e apoiados por professores e colegas. Além disso, foram verificados bastantes elementos acessíveis na instituição, mas se evidenciou a necessidade de algumas adequações.

Recebido em: 16 de setembro de 2019
Modificado em: 02 de dezembro de 2019
Aceito em: 12 de dezembro de 2019

Biografía del autor/a

  • Tamara Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSP

    Doutoranda em Educação. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, Presidente Prudente, SP.

  • Eduardo Fernando Nunes, Universidade Estadual de Maringá

    Mestre em Psicologia. Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR.

  • Fernanda Cristina Souza, Universidade de São Paulo

    Doutora em Educação. Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, SP.

Publicado

2019-12-20

Número

Sección

Artigos