SISTEMA MONETÁRIO

UMA ABORDAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE LÚDICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores/as

  • Maria Cristina Zecchinel Urbano Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Ilha Solteira
  • Andrezza Santos Flores Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Ilha Solteira
  • Harryson Júnio Lessa Gonçalves Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Ilha Solteira

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.05.p55

Palabras clave:

Deficiência Intelectual. Educação Especial. Sistema Monetário. Lúdico.

Resumen

O presente artigo teve como objetivo investigar como os alunos com Deficiência Intelectual da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Município de Ilha Solteira manuseiam o dinheiro, contribuindo para o aprendizado sobre as cédulas, por intermédio do desenvolvimento de expressão, comunicação e potencial cognitivo. A motivação para o trabalho foi devido à inquietação da professora responsável pela sala ao observar que alguns alunos não reconheciam o sistema monetário. A partir dessa constatação, foi levada à sala de aula uma proposta de atividade com o intuito de desenvolver a habilidade de reconhecer o sistema monetário, utilizando a atividade lúdica como um instrumento significativo para a aprendizagem. Com o desenvolvimento da atividade proposta, os alunos foram manuseando, identificando e diferenciando as cédulas, atrelado a isso também permitiu o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar ao viabilizar a abordagem das temáticas: cores, animais e habitat presente nas cédulas. Posto isto, foi possível vislumbrar a relevância da atividade realizada por intermédio da ludicidade almejando futuramente a autonomia perante aos recursos financeiros, caracterizando como algo que transcende o ambiente escolar, pois proporciona além do desenvolvimento de habilidades, a independência e crescimento do deficiente intelectual, que, por conseguinte promove a inclusão social.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2019-07-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

URBANO, Maria Cristina Zecchinel; FLORES, Andrezza Santos; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa. SISTEMA MONETÁRIO: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA ATIVIDADE LÚDICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 6, n. 1, p. 55–64, 2019. DOI: 10.36311/2358-8845.2019.v6n1.05.p55. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/9037.. Acesso em: 22 nov. 2024.