A atividade de desenho mediada com comunicação alternativa como estratégia pedagógica para a criança com autismo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.03.p29

Palabras clave:

Autismo, Desenho, Comunicação Alternativa

Resumen

Este artigo analisa a atividade do desenho com a mediação da comunicação alternativa como uma prática pedagógica para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi organizada como um estudo de caso no qual a estratégia proposta foi a de “contação de histórias” infantis para iniciar as sessões de desenho. Cada criança foi orientada a apresentar nos seus desenhos os elementos que mais gostaram nas histórias contadas, a partir de diversos recursos disponíveis além de pictogramas. A pesquisa buscou trabalhar nessas crianças principalmente a sua afetividade e a sua imaginação, além do jogo simbólico. Essa última atividade, propõe que as crianças representem de alguma maneira os elementos da história contada. Os recursos de comunicação alternativa funcionaram como uma ferramenta tanto para explicar a história contada quanto para chamar a atenção dos sujeitos para os personagens e elementos centrais da narrativa. Todos os sujeitos ficaram interessados pelo que estava sendo contado na história, por meio dos elementos gráficos dos pictogramas, manifestando gosto pelo manuseio e nomeação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Deise da Silva FONTOURA, UFRGS

    Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq. Contato: deisefontoura@gmail.com

  • Liliana Maria PASSERINO, UFRGS

    Professora Associada da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), credenciada junto ao programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE). Contato: lpasserino@gmail.com

  • Bianca Nunes PEIXOTO, UFRGS

    Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Contato: bnpeixoto@gmail.com

  • Maria Rosangela BEZ

    Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Letras pela Universidade Feevale/RS. Contato: bezrosangela@gmail.com

Publicado

2018-12-21

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

FONTOURA, Deise da Silva; PASSERINO, Liliana Maria; PEIXOTO, Bianca Nunes; BEZ, Maria Rosangela. A atividade de desenho mediada com comunicação alternativa como estratégia pedagógica para a criança com autismo. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 5, n. 2, p. 29–42, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v5n2.03.p29. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7977.. Acesso em: 22 nov. 2024.