CONTEXTO DAS CLASSES HOSPITALARES NO BRASIL: ANÁLISE DOS DADOS DISPONIBILIZADOS PELO CENSO ESCOLAR

Autores/as

  • Aline Ferreira Rodrigues Pacco Universidade Federal de São Carlos
  • Adriana Garcia Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.14.p197

Palabras clave:

educação especial, classe hospitalar, censo escolar

Resumen

A classe hospitalar é considerada um serviço educacional de extrema importância para o aluno em tratamento de saúde. Considerando tal aspecto, por meio da relevância dos Microdados do Censo Escolar devido à ampla gama de informações que podem ser obtidas por meio da manipulação dos dados constantes, julgou-se importante trabalhar utilizando esse material. Desse modo, a presente pesquisa objetivou descrever o serviço de classe hospitalar no Brasil com base nos dados disponibilizados pelo Censo Escolar, além de verificar quantos alunos público-alvo da Educação Especial foram atendidos por esse serviço. Para atingir os objetivos do estudo, foi realizada uma pesquisa documental com bases nos dados do Censo Escolar disponibilizados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nos anos de 2013 e 2015. Os dados demonstraram muitas disparidades entre um ano e o outro, principalmente no que se refere ao baixo número de turmas hospitalares e alunos público alvo da Educação Especial atendidos no país, ainda este estudo apontou a importância de alterações no modo de organização dos dados censitários frente ao serviço de classe hospitalar.

Palavras-chave: educação especial, classe hospitalar, censo escolar.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2019-07-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

FERREIRA RODRIGUES PACCO, Aline; GARCIA GONÇALVES, Adriana. CONTEXTO DAS CLASSES HOSPITALARES NO BRASIL: ANÁLISE DOS DADOS DISPONIBILIZADOS PELO CENSO ESCOLAR. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 6, n. 1, p. 197–212, 2019. DOI: 10.36311/2358-8845.2019.v6n1.14.p197. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7536.. Acesso em: 22 nov. 2024.