CONTEXTO DAS CLASSES HOSPITALARES NO BRASIL: ANÁLISE DOS DADOS DISPONIBILIZADOS PELO CENSO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.14.p197Palavras-chave:
educação especial, classe hospitalar, censo escolarResumo
A classe hospitalar é considerada um serviço educacional de extrema importância para o aluno em tratamento de saúde. Considerando tal aspecto, por meio da relevância dos Microdados do Censo Escolar devido à ampla gama de informações que podem ser obtidas por meio da manipulação dos dados constantes, julgou-se importante trabalhar utilizando esse material. Desse modo, a presente pesquisa objetivou descrever o serviço de classe hospitalar no Brasil com base nos dados disponibilizados pelo Censo Escolar, além de verificar quantos alunos público-alvo da Educação Especial foram atendidos por esse serviço. Para atingir os objetivos do estudo, foi realizada uma pesquisa documental com bases nos dados do Censo Escolar disponibilizados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nos anos de 2013 e 2015. Os dados demonstraram muitas disparidades entre um ano e o outro, principalmente no que se refere ao baixo número de turmas hospitalares e alunos público alvo da Educação Especial atendidos no país, ainda este estudo apontou a importância de alterações no modo de organização dos dados censitários frente ao serviço de classe hospitalar.
Palavras-chave: educação especial, classe hospitalar, censo escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1