PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5296Resumen
O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil dos surdos universitários, na cidade de Curitiba, durante o ano de 2012.
Aplicou-se um questionário semi-aberto com 18 discentes surdos universitários, com idades entre 19 e 43 anos, e que na época do estudo frequentavam o ensino superior na cidade de Curitiba. O questionário foi aplicado individualmente por meio da língua portuguesa na modalidade escrita. Os resultados demonstram que a maioria desses alunos que responderam ao questionário são do sexo masculino e estão cursando administração de empresas. A maioria ingressou no ensino superior por meio do vestibular e todos possuem intérprete neste nível de ensino. Também a maioria afirma apresentar dificuldades no uso da língua portuguesa. Percebeu-se neste estudo que a maioria dos surdos que frequenta o ensino superior enfrenta alguns percalços para acompanhar este nível de ensino, principalmente com relação ao uso da língua portuguesa. Faz-se necessário que está língua seja melhor trabalhada nas séries iniciais de ensino, para que estes alunos consigam acompanhar o nível superior de maneira mais justa e igualitária.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1