PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA

Autores

  • Ana Cristina GUARINELLO
  • Fernanda Soares ALMEIDA
  • Marta Rejane FILIETAZ
  • Ronaldo Quirino da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5296

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil dos surdos universitários, na cidade de Curitiba, durante o ano de 2012.
Aplicou-se um questionário semi-aberto com 18 discentes surdos universitários, com idades entre 19 e 43 anos, e que na época do estudo frequentavam o ensino superior na cidade de Curitiba. O questionário foi aplicado individualmente por meio da língua portuguesa na modalidade escrita. Os resultados demonstram que a maioria desses alunos que responderam ao questionário são do sexo masculino e estão cursando administração de empresas. A maioria ingressou no ensino superior por meio do vestibular e todos possuem intérprete neste nível de ensino. Também a maioria afirma apresentar dificuldades no uso da língua portuguesa. Percebeu-se neste estudo que a maioria dos surdos que frequenta o ensino superior enfrenta alguns percalços para acompanhar este nível de ensino, principalmente com relação ao uso da língua portuguesa. Faz-se necessário que está língua seja melhor trabalhada nas séries iniciais de ensino, para que estes alunos consigam acompanhar o nível superior de maneira mais justa e igualitária.

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Biografia do Autor

  • Ana Cristina GUARINELLO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Fernanda Soares ALMEIDA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Marta Rejane FILIETAZ

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Ronaldo Quirino da SILVA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

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Publicado

2015-08-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GUARINELLO, Ana Cristina; ALMEIDA, Fernanda Soares; FILIETAZ, Marta Rejane; SILVA, Ronaldo Quirino da. PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 1, 2015. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5296. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5296.. Acesso em: 13 nov. 2024.