AS CONTRIBUIÇÕES DO INDEX PARA A INCLUSÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5294Resumen
O presente artigo objetiva discutir as contribuições do Index para a Inclusão, material criado por Booth e Ainscow
(2000, 2002, 2011), que tem por intuito fundamentar uma formação continuada ou inicial com base em questionamentos e
reflexões acerca dos processos de exclusão escolar. Para tanto, iniciaremos apresentando o Index para, em seguida, trazer alguns dados de pesquisas recentes coordenadas por nossa equipe em diferentes contextos, todas utilizando o Index. Subsequentemente, discutiremos seus impactos tendo por objetivo último argumentar que o Index constitui-se em material extremamente rico não apenas para as escolas, mas adaptável a qualquer instituição que deseje rever suas culturas, políticas e práticas de exclusão e combate-las em direção à inclusão. O tipo de pesquisa que nos permite realizar estes trabalhos é a pesquisa-ação, e aqui relataremos três contextos diferenciados: uma pesquisa realizada em uma escola pública municipal, outra em uma Escola de Governo do Tribunal Estadual de Contas, e a terceira com uma equipe gestora de educação da rede municipal do estado do Rio de Janeiro.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1