AS CONTRIBUIÇÕES DO INDEX PARA A INCLUSÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5294Resumo
O presente artigo objetiva discutir as contribuições do Index para a Inclusão, material criado por Booth e Ainscow
(2000, 2002, 2011), que tem por intuito fundamentar uma formação continuada ou inicial com base em questionamentos e
reflexões acerca dos processos de exclusão escolar. Para tanto, iniciaremos apresentando o Index para, em seguida, trazer alguns dados de pesquisas recentes coordenadas por nossa equipe em diferentes contextos, todas utilizando o Index. Subsequentemente, discutiremos seus impactos tendo por objetivo último argumentar que o Index constitui-se em material extremamente rico não apenas para as escolas, mas adaptável a qualquer instituição que deseje rever suas culturas, políticas e práticas de exclusão e combate-las em direção à inclusão. O tipo de pesquisa que nos permite realizar estes trabalhos é a pesquisa-ação, e aqui relataremos três contextos diferenciados: uma pesquisa realizada em uma escola pública municipal, outra em uma Escola de Governo do Tribunal Estadual de Contas, e a terceira com uma equipe gestora de educação da rede municipal do estado do Rio de Janeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1