A FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

  • David Calheiros Universidade Federal de São Carlos
  • Alessandra Dounis Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.4919

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de terapeutas ocupacionais de uma universidade pública da Região Nordeste do Brasil, na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa. O instrumento utilizado para coletar os dados foi o roteiro de entrevista, que permitiu entrevistar de forma reflexiva 14 terapeutas ocupacionais. A análise de dados empregada foi a de conteúdo, especificamente a temática. Os resultados indicaram que os(as) terapeutas ocupacionais são favoráveis à educação inclusiva, porém suas formações profissionais estavam direcionadas para uma dimensão clínica-terapêutica. Mediante essa situação, os(as) terapeutas ocupacionais sugerem algumas mudanças: incentivar a interface entre as áreas da saúde e educação; analisar/reformular a matriz curricular do curso; associar o conteúdo da Terapia Ocupacional no campo da educação inclusiva com os eixos do ensino, pesquisa e extensão. Diante disso, é necessário que a Universidade pesquisada programe e execute ações que contribuam para formação profissional do(a) terapeuta ocupacional na perspectiva da educação inclusiva.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • David Calheiros, Universidade Federal de São Carlos
    Doutorando e mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Bacharel em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem atuado nas áreas de formação de recursos humanos e ensino em educação especial, tecnologia assistiva aplicada ao contexto educacional e consultoria colaborativa escolar. 
  • Alessandra Dounis, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
    Mestra em Educação e Docente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Publicado

2015-12-16

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

CALHEIROS, David; DOUNIS, Alessandra. A FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 02, 2015. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.4919. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4919.. Acesso em: 22 nov. 2024.