Narrativas autobiográficas de um professor em (constante) formação, negro, albino e com baixa visão
trajetórias, experiências e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p11-24Palabras clave:
Educação fisica, Inclusão, Deficiência visual, Narrativa autobriográficaResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar as reflexões de um professor de Educação Física em (constante) formação albino, negro e com baixa visão acerca de suas experiências e trajetórias formativas a partir de uma narrativa (auto)biográfica. O referencial teórico parte de um conceito de inclusão amplo, processual, infindável e dialético (SAWAIA, 2017; BOOTH E AINSCOW, 2012; SANTOS FONSECA E MELO, 2009), permeado pelas elaborações sobre formação docente na e para perspectiva inclusiva (FONSECA, 2021). Optamos por uma parceria na escrita entre orientadora-orientando, mas enfatizando o protagonismo da narrativa (auto)biográfica em primeira pessoa, entremeado com referenciais teóricos que apoiam as reflexões sobre os desafios e as potências durante o percurso na educação básica, no curso de Licenciatura em Educação Física e na prática profissional, ao reconhecer-se negro, albino e com deficiência visual
Descargas
Referencias
ARAGÃO, Adailton. Albinitude e albinidade: apresentação do dossiê. CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais. João Pessoa, v. 2, n. 27, p. 9-28, jul./dez.2021. Disponível em: https://doi.org/10.46906/caos.n27.61531.p9-28 .Acesso em set/2022
BÍSCARO, Roberto Rillo. Escolhi Ser Albino. São Carlos-SP: Ed. EduFSCar, 2012.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, n. 19, p. 20-28, Abr.2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: setembro/2022
BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index Para a Inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola.Trad. Mônica Pereira dos Santos. Rio de Janeiro, LaPEADE, 2012.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, Agosto, 1999.
BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Presidência da República. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Brasília, 2007.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Presidência da República. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: ago. 2022
BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Presidência da República. Brasília, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm Acesso em: Mar. 2022
CANDAU, Vera. Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar. Edição Especial n.8. p.28-44, 2020.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. Cortez 1992
DINIZ, Débora. O que é deficiência? São Paulo: Brasiliense, 2007.
FONSECA, Michele Pereira de Souza da. Formação de professores de educação física e seus desdobramentos na perspectiva dos processos de inclusão/exclusão: reflexões sobre Brasil e Portugal. 202f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
FONSECA, Michele Pereira de Souza da; RAMOS, Maitê. Inclusão em movimento: discutindo a diversidade nas aulas de Educação Física Escolar. In Pontes Junior, J. (org.). Conhecimentos do professor de Educação Física Escolar. Fortaleza, CE:edUECE, 2017. p. 184-208.
FONSECA, Michele Pereira de Souza da. Formação Docente em Educação Física na e para perspectiva inclusiva: reflexões sobre Brasil e Portugal, Revista Aleph, Rio de Janeiro, p. 42-74, 2021.
FONSECA, Michele Pereira de Souza da. O Grupo de Trabalho Temático Inclusão e Diferenças no CBCE: Histórico, reflexões e perspectivas, 2022 no prelo
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido [recurso eletrônico]. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. [recurso eletrônico]. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004
KAUFMAN, Nira. Deficiências, dificuldades e diferenças: critérios e direções para mediar na escola. MORAES, M.; MARTINS, B.; FONTES, F.; MASCARENHAS, L. (Orgs.). Deficiência em questão: para uma crise da normalidade. Nau Editora. Rio de Janeiro, 2017.p.113-135.
MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação [online]. n. 23, pp. 156-168, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200012 Acesso em: agosto/2022.
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismos na Escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
PASSEGGI, Maria da Conceição ; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.27. n.01. abril, 2011.p.369-386.
ROSS. Paulo Ricardo. Contribuições ao conceito social da deficiência e a natureza humana Paulo Ricardo Ross. In: CAMPOS, Regina Célia Passos Ribeiro de (org). Deficiência visual e inclusão escolar: desfazendo rótulos. Curitiba: CRV, 2016. p. 41-63
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, SA. Abril, 2020.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16.
SANTOS, Mônica Pereira dos. Educação Inclusiva e a Declaração de Salamanca: Conseqüências ao Sistema Educacional Brasileiro. INTEGRAÇÃO – ano 10, no.22 – 2000, p. 34-40
SANTOS, M; FONSECA, M; MELO, S. Inclusão em Educação: diferentes interfaces. Curitiba, CRV, 2009.
SASSAKI, Romeu. Causa, impedimento, deficiência e incapacidade, segundo a inclusão. Revista Reação, São Paulo, n. 87, jul./ago. 2012.
SAWAIA, B (Org.). As artimanhas da Exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1