Narrativas autobiográficas de um professor em (constante) formação, negro, albino e com baixa visão

trajetórias, experiências e reflexões

Autores/as

  • João Marcos Isaías de SOUZA Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo
  • Michele Pereira de Souza da FONSECA Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p11-24

Palabras clave:

Educação fisica, Inclusão, Deficiência visual, Narrativa autobriográfica

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar as reflexões de um professor de Educação Física em (constante) formação albino, negro e com baixa visão acerca de suas experiências e trajetórias formativas a partir de uma narrativa (auto)biográfica. O referencial teórico parte de um conceito de inclusão amplo, processual, infindável e dialético (SAWAIA, 2017; BOOTH E AINSCOW, 2012; SANTOS FONSECA E MELO, 2009),  permeado pelas elaborações sobre formação docente na e para perspectiva inclusiva (FONSECA, 2021). Optamos por uma parceria na escrita entre orientadora-orientando, mas enfatizando o protagonismo da narrativa (auto)biográfica em primeira pessoa, entremeado com referenciais teóricos que apoiam as reflexões sobre os desafios e as potências durante o percurso na educação básica, no curso de Licenciatura em Educação Física e na prática profissional, ao reconhecer-se negro, albino e com deficiência visual

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Biografía del autor/a

  • João Marcos Isaías de SOUZA, Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2022). Atualmente é Professor Docente I da Prefeitura de São Gonçalo. Tem experiência na área de Educação Física.

     

  • Michele Pereira de Souza da FONSECA, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), Mestre em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora associada 1 da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD/UFRJ. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD/UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PGEFEPI/UFRJ). Coordenadora adjunta do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE (2021-2023).

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Publicado

2022-12-01

Cómo citar

SOUZA, João Marcos Isaías de; FONSECA, Michele Pereira de Souza da. Narrativas autobiográficas de um professor em (constante) formação, negro, albino e com baixa visão: trajetórias, experiências e reflexões. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 9, n. 2, p. 11–24, 2022. DOI: 10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p11-24. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13767.. Acesso em: 22 nov. 2024.