LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE 2005 A 2015
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.05.p41Abstract
A educação de jovens e adultos com deficiência intelectual tem se apresentado como um campo emergente de pesquisas. Desta forma, conhecer os aspectos relativos ao desenvolvimento do letramento desta população específica de alunos faz-se urgente. Com base nesta premissa, esta pesquisa teve por objetivo analisar pesquisas acadêmicas sobre o letramento de jovens e adultos com deficiência intelectual na EJA, desenvolvidas durante o período de 2005 a 2015. A pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, encontrou apenas quatro trabalhos desenvolvidos sobre esta temática. A análise optou por apontar os achados de cada trabalho acadêmico devido ao número baixo de pesquisas. Com base nesta análise, concluímos que as pesquisas apontaram que estes alunos desejam a aquisição da linguagem escrita ao buscarem a escolarização e se esforçam para dominar a norma culta da Língua Portuguesa, porém a qualidade das mediações oferecidas pela família e pelos professores é preponderante para que possam adquirir a linguagem escrita e desenvolver as habilidades de letramento necessárias para atuar com autonomia e independência.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-03-06
Issue
Section
Artigos
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1
How to Cite
MARCHETTI, Rafaela; OLIVEIRA, Patrícia. LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE 2005 A 2015. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 3, n. 2, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2016.v3n2.05.p41. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6747.. Acesso em: 22 nov. 2024.