LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE 2005 A 2015
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.05.p41Resumo
A educação de jovens e adultos com deficiência intelectual tem se apresentado como um campo emergente de pesquisas. Desta forma, conhecer os aspectos relativos ao desenvolvimento do letramento desta população específica de alunos faz-se urgente. Com base nesta premissa, esta pesquisa teve por objetivo analisar pesquisas acadêmicas sobre o letramento de jovens e adultos com deficiência intelectual na EJA, desenvolvidas durante o período de 2005 a 2015. A pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, encontrou apenas quatro trabalhos desenvolvidos sobre esta temática. A análise optou por apontar os achados de cada trabalho acadêmico devido ao número baixo de pesquisas. Com base nesta análise, concluímos que as pesquisas apontaram que estes alunos desejam a aquisição da linguagem escrita ao buscarem a escolarização e se esforçam para dominar a norma culta da Língua Portuguesa, porém a qualidade das mediações oferecidas pela família e pelos professores é preponderante para que possam adquirir a linguagem escrita e desenvolver as habilidades de letramento necessárias para atuar com autonomia e independência.Downloads
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Publicado
2017-03-06
Edição
Seção
Artigos
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Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1
Como Citar
MARCHETTI, Rafaela; OLIVEIRA, Patrícia. LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE 2005 A 2015. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 3, n. 2, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2016.v3n2.05.p41. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6747.. Acesso em: 6 dez. 2024.