IMPLICAÇÕES DA PERDA DA VISÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA BRAILLE
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n1.03.p14Abstract
Este estudo teve por objetivo discutir a cegueira adquirida e suas consequências no processo de ensino da leitura e escrita braille. Fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, que destaca a importância das relações sociais para a formação pessoal de cada um e em seus textos sobre a constituição e desenvolvimento de pessoas cegas. Levantaram-se depoimentos orais de sujeitos cegos a fim de conhecer suas histórias e avaliações sobre os próprios sentimentos e ações com relação ao processo de perda visual e aprendizagem do braille. O estudo foi constituído por análise de depoimentos de doze cegos, com idades entre 15 e 67 anos. Os depoimentos foram todos gravados e transcritos. O objetivo era conhecer as histórias, sentimentos e ações dos cegos com relação ao processo de perda visual e ao braille. Foram consideradas as percepções que os sujeitos com cegueira adquirida tinham sobre o braille e as autopercepções consolidadas pelos outros, reveladas nos depoimentos dos cegos. Isto permitiu definir dois eixos de análise: 1) a perda de visão – lutar quando tudo parece adverso; 2) aprender braille – difícil para uns, menos difícil para outros, fácil para ninguém. Os depoimentos mostraram a necessidade de pensar a educação de pessoas com cegueira adquirida, pois a dor da perda e a aceitação podem representar um processo longo, que interfere na aprendizagem da leitura e escrita braille. Este aprendizado foi um desafio para muitos dos entrevistados, que o consideraram difícil. Porém, conforme o aprendizado aconteceu, perceberam que aprender algo que se pensou impossível pode ser gratificante.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1