IMPLICAÇÕES DA PERDA DA VISÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA BRAILLE

Autores

  • Fátima Aparecida Gonçalves MENDES
  • Maria Inês Bacellar MONTEIRO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n1.03.p14

Resumo

Este estudo teve por objetivo discutir a cegueira adquirida e suas consequências no processo de ensino da leitura e escrita braille. Fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, que destaca a importância das relações sociais para a formação pessoal de cada um e em seus textos sobre a constituição e desenvolvimento de pessoas cegas. Levantaram-se depoimentos orais de sujeitos cegos a fim de conhecer suas histórias e avaliações sobre os próprios sentimentos e ações com relação ao processo de perda visual e aprendizagem do braille. O estudo foi constituído por análise de depoimentos de doze cegos, com idades entre 15 e 67 anos. Os depoimentos foram todos gravados e transcritos. O objetivo era conhecer as histórias, sentimentos e ações dos cegos com relação ao processo de perda visual e ao braille. Foram consideradas as percepções que os sujeitos com cegueira adquirida tinham sobre o braille e as autopercepções consolidadas pelos outros, reveladas nos depoimentos dos cegos. Isto permitiu definir dois eixos de análise: 1) a perda de visão – lutar quando tudo parece adverso; 2) aprender braille – difícil para uns, menos difícil para outros, fácil para ninguém. Os depoimentos mostraram a necessidade de pensar a educação de pessoas com cegueira adquirida, pois a dor da perda e a aceitação podem representar um processo longo, que interfere na aprendizagem da leitura e escrita braille. Este aprendizado foi um desafio para muitos dos entrevistados, que o consideraram difícil. Porém, conforme o aprendizado aconteceu, perceberam que aprender algo que se pensou impossível pode ser gratificante.

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Biografia do Autor

Fátima Aparecida Gonçalves MENDES

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Maria Inês Bacellar MONTEIRO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

MENDES, F. A. G., & MONTEIRO, M. I. B. (2016). IMPLICAÇÕES DA PERDA DA VISÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA BRAILLE. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 3(01). https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n1.03.p14

Edição

Seção

Artigos