A ACELERAÇÃO DA CRIANÇA PRECOCE EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5760Abstract
Alunos com altas habilidades/superdotação demandam atenção educacional diferenciada e as principais estratégias voltadas as suas necessidades são: enriquecimento, agrupamento e aceleração. Assim como tais estudantes, os alunos precocestambém necessitam de adaptações referentes à escolarização. Desse modo, este estudo propõe descrever aspectos do processo de aceleração de duas crianças precoces em leitura e escrita que ingressaram, antecipadamente, no Ensino Fundamental, sob o ponto de vista de seus pais. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com os pais dessas crianças e os dados foram analisados qualitativamente, por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), resultando em duas categorias: (1) Precocidade no desenvolvimento, com as subcategorias, (a) Desenvolvimento geral da criança precoce e (b) Processo de alfabetização, e; (2) Escolarização da criança precoce, com as subcategorias, (a) Precocidade no ambiente escolar; (b) Proposta de aceleração; (c) Adaptação da criança no Ensino Fundamental. Os resultados indicaram que a proposta de aceleração surge como uma tentativa da escola responder às necessidades da criança precoce frente à ausência de um ensino que a desaie e considere suas potencialidades. Porém, a adaptação ao Ensino Fundamental, que demanda frequentar uma nova escola, com colegas mais velhos, pode não ser
satisfatória. Do mesmo modo que a criança pode continuar se sobressaindo e se desmotivar com a disparidade entre seu ritmo de aprendizagem e dos demais. Dessa maneira, a tomada de decisão, no que tange à aceleração, deve ser precedida por uma avaliação criteriosa e mesmo quando implementada, é preciso ter ciência sobre a permanência das necessidades educacionais da criança, as quais não se extinguirão e continuarão exigindo atenção individualizada em sala de aula, bem como serviços de educação especial.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-11-26
Issue
Section
Artigos
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1
How to Cite
MARTINS, Bárbara Amaral. A ACELERAÇÃO DA CRIANÇA PRECOCE EM IDADE PRÉ-ESCOLAR. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 02, 2016. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5760. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5760.. Acesso em: 22 nov. 2024.