O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO : UMA ANÁLISE DE PREMISSAS ORGANIZADORAS E DE CONTEXTOS DE IMPLEMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5170Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar as diretrizes associadas ao atendimento educacional especializado no
Brasil, com destaque para a organização desse serviço nas redes públicas de ensino municipal de duas cidades do Rio Grande do Sul: Santa Maria e São Borja. O trabalho analítico tem como base prioritária a análise documental e os pressupostos da abordagem cognitiva de políticas associada ao pensamento sistêmico. Considerou-se o conjunto de documentos normativos sobre o tema,
em âmbito nacional e municipal, aos quais são associados indicadores que permitam a reflexão sobre as diretrizes da política em questão. O estudo mostra a educação especial como integrante de um processo histórico, no qual vem ganhando força uma perspectiva inclusiva, nos últimos anos, evidenciada na organização dos serviços e nos indicadores de matrícula.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1