O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO : UMA ANÁLISE DE PREMISSAS ORGANIZADORAS E DE CONTEXTOS DE IMPLEMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5170Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as diretrizes associadas ao atendimento educacional especializado no
Brasil, com destaque para a organização desse serviço nas redes públicas de ensino municipal de duas cidades do Rio Grande do Sul: Santa Maria e São Borja. O trabalho analítico tem como base prioritária a análise documental e os pressupostos da abordagem cognitiva de políticas associada ao pensamento sistêmico. Considerou-se o conjunto de documentos normativos sobre o tema,
em âmbito nacional e municipal, aos quais são associados indicadores que permitam a reflexão sobre as diretrizes da política em questão. O estudo mostra a educação especial como integrante de um processo histórico, no qual vem ganhando força uma perspectiva inclusiva, nos últimos anos, evidenciada na organização dos serviços e nos indicadores de matrícula.
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Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1