A percepção do aluno com transtorno do espectro autista sobre o processo de inclusão na Universidade Federal de Goiás (UFG)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n2.05.p59Palavras-chave:
Inclusão, Ensino Superior, Transtorno do Espectro do AutismoResumo
Este artigo apresenta resultados da investigação cujo objetivo consistiu em analisar a percepção de um aluno com Transtorno do Espectro Autista sobre o seu processo de inclusão na Universidade Federal de Goiás (UFG). Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada e os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). A pesquisa constatou a necessidade de formação dos profissionais do núcleo de acessibilidade no que diz respeito à inclusão dos estudantes com autismo, tendo em vista o despreparo desses profissionais no entendimento das particularidades desse grupo de alunos. Outrossim, tornou-se evidente que o suporte psicológico prestado pelo Programa Saudavelmente por meio do Grupo Asperger tem ajudado o estudante com TEA a lidar com o stress vivido em diferentes situações em âmbito acadêmico. Sobre as questões pedagógicas e sociais na universidade, ficou claro que os interesses específicos desses alunos podem ser utilizados para o desenvolvimento de atividades acadêmicas importantes que favoreçam o seu desenvolvimento e aprendizagem. Embora os estudantes com autismo tenham aptidões para se envolver em atividades de pesquisa, o mesmo não ocorre em relação ao engajamento nas atividades coletivas, como a realização dos trabalhos em grupo, o que lhes causam angústia, stress e dificuldades. Por fim, a pesquisa ressalta que é relevante a concretização de estudos que visem ampliar as informações sobre a inclusão de pessoas com autismo na universidade, o que possibilitará o entendimento do processo de dificuldades e superação desses estudantes até a chegada ao Ensino Superior.
Recebido em: 09 de maio de 2019
Modificado em: 02 de outubro de 2019
Aceito em: 26 de outubro de 2019
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1