A percepção do aluno com transtorno do espectro autista sobre o processo de inclusão na Universidade Federal de Goiás (UFG)

Autores

  • Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Tiago Florencio de Abreu Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n2.05.p59

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino Superior, Transtorno do Espectro do Autismo

Resumo

Este artigo apresenta resultados da investigação cujo objetivo consistiu em analisar a percepção de um aluno com Transtorno do Espectro Autista sobre o seu processo de inclusão na Universidade Federal de Goiás (UFG). Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada e os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). A pesquisa constatou a necessidade de formação dos profissionais do núcleo de acessibilidade no que diz respeito à inclusão dos estudantes com autismo, tendo em vista o despreparo desses profissionais no entendimento das particularidades desse grupo de alunos. Outrossim, tornou-se evidente que o suporte psicológico prestado pelo Programa Saudavelmente por meio do Grupo Asperger tem ajudado o estudante com TEA a lidar com o stress vivido em diferentes situações em âmbito acadêmico. Sobre as questões pedagógicas e sociais na universidade, ficou claro que os interesses específicos desses alunos podem ser utilizados para o desenvolvimento de atividades acadêmicas importantes que favoreçam o seu desenvolvimento e aprendizagem. Embora os estudantes com autismo tenham aptidões para se envolver em atividades de pesquisa, o mesmo não ocorre em relação ao engajamento nas atividades coletivas, como a realização dos trabalhos em grupo, o que lhes causam angústia, stress e dificuldades. Por fim, a pesquisa ressalta que é relevante a concretização de estudos que visem ampliar as informações sobre a inclusão de pessoas com autismo na universidade, o que possibilitará o entendimento do processo de dificuldades e superação desses estudantes até a chegada ao Ensino Superior.

Recebido em: 09 de maio de 2019
Modificado em: 02 de outubro de 2019
Aceito em: 26 de outubro de 2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora/Representante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) na Faculdade de Educação. Vice-coordenadora do Núcleo de Acessibilidade na Faculdade de Educação. Desenvolve pesquisas sobre a “Inclusão dos alunos públicos-alvo da Educação Especial no ensino superior”

Tiago Florencio de Abreu, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É articulista e repórter da Revista Autismo, maior publicação impressa sobre autismo da América Latina, e vice-presidente da organização Autista pela inclusão (Autinc).

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Oliveira, A. F. T. de M., & de Abreu, T. F. (2019). A percepção do aluno com transtorno do espectro autista sobre o processo de inclusão na Universidade Federal de Goiás (UFG). Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 6(2), 59–76. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n2.05.p59

Edição

Seção

Artigos