A percepção do aluno com transtorno do espectro autista sobre o processo de inclusão na Universidade Federal de Goiás (UFG)

Autores

  • Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Tiago Florencio de Abreu Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n2.05.p59

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino Superior, Transtorno do Espectro do Autismo

Resumo

Este artigo apresenta resultados da investigação cujo objetivo consistiu em analisar a percepção de um aluno com Transtorno do Espectro Autista sobre o seu processo de inclusão na Universidade Federal de Goiás (UFG). Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada e os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). A pesquisa constatou a necessidade de formação dos profissionais do núcleo de acessibilidade no que diz respeito à inclusão dos estudantes com autismo, tendo em vista o despreparo desses profissionais no entendimento das particularidades desse grupo de alunos. Outrossim, tornou-se evidente que o suporte psicológico prestado pelo Programa Saudavelmente por meio do Grupo Asperger tem ajudado o estudante com TEA a lidar com o stress vivido em diferentes situações em âmbito acadêmico. Sobre as questões pedagógicas e sociais na universidade, ficou claro que os interesses específicos desses alunos podem ser utilizados para o desenvolvimento de atividades acadêmicas importantes que favoreçam o seu desenvolvimento e aprendizagem. Embora os estudantes com autismo tenham aptidões para se envolver em atividades de pesquisa, o mesmo não ocorre em relação ao engajamento nas atividades coletivas, como a realização dos trabalhos em grupo, o que lhes causam angústia, stress e dificuldades. Por fim, a pesquisa ressalta que é relevante a concretização de estudos que visem ampliar as informações sobre a inclusão de pessoas com autismo na universidade, o que possibilitará o entendimento do processo de dificuldades e superação desses estudantes até a chegada ao Ensino Superior.

Recebido em: 09 de maio de 2019
Modificado em: 02 de outubro de 2019
Aceito em: 26 de outubro de 2019

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Universidade Federal de Goiás

    Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora/Representante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) na Faculdade de Educação. Vice-coordenadora do Núcleo de Acessibilidade na Faculdade de Educação. Desenvolve pesquisas sobre a “Inclusão dos alunos públicos-alvo da Educação Especial no ensino superior”

  • Tiago Florencio de Abreu, Universidade Federal de Goiás

    Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É articulista e repórter da Revista Autismo, maior publicação impressa sobre autismo da América Latina, e vice-presidente da organização Autista pela inclusão (Autinc).

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Ana Flávia Teodoro de Mendonça; DE ABREU, Tiago Florencio. A percepção do aluno com transtorno do espectro autista sobre o processo de inclusão na Universidade Federal de Goiás (UFG). Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 6, n. 2, p. 59–76, 2019. DOI: 10.36311/2358-8845.2019.v6n2.05.p59. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8897.. Acesso em: 21 nov. 2024.