Histórias de in/ex(clusão): tensões na realização do ‘Toeic Bridge’ em braille
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n2.02.p13Palavras-chave:
Pesquisa Narrativa, Tensões, Deficientes visuais, Toeic BridgeResumo
Este texto de pesquisa é fruto de uma grande inquietação por parte das pesquisadoras sobre as tensões enfrentadas por pessoas cegas no âmbito da educação escolar. O objetivo principal é narrar e compor sentido das tensões vividas por uma deficiente visual total e por suas professoras na realização e na aplicação do teste internacional - Toeic Bridge, ofertado gratuitamente pelo Governo Federal aos alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio dos Institutos Federais. A Pesquisa Narrativa foi compreendida pelas pesquisadoras como o caminho teórico-metodológico mais adequado para investigar e compreender a experiência vivida pelas participantes. Além de contar com o aporte teórico de alguns autores para o esclarecimento de conceitos e concepções importantes no que tange à deficiência visual, publicações científicas no escopo da Pesquisa Narrativa colaboram para o embasamento do percurso de investigação. Para a composição de sentidos, foi adotada a proposta de experiência nos termos deweyanos, segundo os quais a experiência educativa, além de ativa e passiva, precisa ser dotada de sentido. Ao tentar compor sentidos das histórias vividas e contadas, percebemos que as tensões se constituíram múltiplas e em múltiplas esferas. Todavia, defendemos a urgência de práticas e políticas governamentais e institucionais brasileiras para promover maior acessibilidade de pessoas cegas em relação aos seus direitos, especificamente aos ‘direitos educacionais’.
Recebido em: 02 de julho de 2019
Modificado em: 24 de outubro de 2019
Aceito em: 11 de novembro de 2019
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1