Estudantes com deficiência intelectual na educação superior: uma análise das teses e das dissertações

Autores

  • Fabiane Vanessa Breitenbach
  • Fabiane Adela Tonetto Costas

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.13.p175

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Educação Superior, Educação Especial

Resumo

Pesquisas envolvendo pessoas com deficiência na Educação Superior não são recentes, muitos pesquisadores abordaram diversos aspectos inerentes à temática. Entretanto, quando focamos a especificidade da deficiência intelectual identificamos que o número de investigações é restrito. Com o objetivo de mapear as pesquisas que vêm sendo realizadas nos Programas de Pós-graduação sobre ingresso, permanência e participação de alunos com deficiência e com deficiência intelectual na Educação Superior, realizamos um levantamento no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O recorte temporal foi do ano 2005 até julho de 2018. Como descritores de busca utilizamos as expressões combinadas: universidade x deficiência, Educação Superior x deficiência, Ensino Superior x deficiência, universidade x deficiência intelectual, Educação Superior x deficiência intelectual, Ensino Superior x deficiência intelectual. Após a leitura dos títulos e dos resumos das 176 teses e dissertações encontradas, através da técnica de Análise de Conteúdo, realizamos uma categorização dos temas abordados. Na seqüência, analisamos os trabalhos completos que contemplaram os estudantes com deficiência intelectual. Constatamos que existe um número reduzido de trabalhos que abordam a deficiência intelectual na Educação Superior, apenas cinco contemplaram a deficiência intelectual, o que indica a necessidade de empreender investigações com essa temática, especialmente a partir da alteração da Lei nº 12.711/2012 em dezembro de 2016, inserindo as pessoas com deficiência no público contemplado pela reserva de vagas/cotas nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio.

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Biografia do Autor

  • Fabiane Vanessa Breitenbach

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é Técnica em Assuntos Educacionais na UFSM. fabiane.breitenbach@gmail.com

  • Fabiane Adela Tonetto Costas

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professora associada II do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (CE/PPGE/UFSM). fabicostas@gmail.com

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Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Dossiê - Inclusão no Ensino Superior

Como Citar

BREITENBACH, Fabiane Vanessa; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. Estudantes com deficiência intelectual na educação superior: uma análise das teses e das dissertações. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 5, n. 1, p. 175–184, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v5n1.13.p175. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8340.. Acesso em: 12 dez. 2024.