Concepções de deficiência em universitários em dois países politicamente distintos: Cuba e Brasil

Autores

  • Lúcia Pereira Leite
  • Taize de Oliveira
  • Elsie Alejandrina Perez Serrano

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.08.p95

Palavras-chave:

Concepção, Deficiência, Universidade

Resumo

O trato com o fenômeno deficiência está atrelado às especificidades ideológicas, significadas pela sociedade. Nessa direção, analisar como contextos político-econômicos bem distintos, Cuba e Brasil, se posicionam a respeito se configurou objeto central deste estudo. O primeiro representado por uma república socialista, com um sistema de organização interna centralizado no modelo marxista-leninista comunista, e o segundo caracterizado pelo modo sistema capitalista, numa perspectiva produtivista. O objetivo do estudo foi identificar levantar os conceitos de deficiências nos dois países e investigar as concepções de deficiência, utilizando a Escala de Concepção de Deficiência – ECD, em dois grupos de universitários, comparando os achados. Participaram do estudo 272 universitários cubanos e 344 brasileiros. As análises dos dados identificaram dados descritivos semelhantes entre as amostras. Pela análise das medianas, evidencia-se que no Brasil há uma tendência de concordar com enunciados que relacionados a uma interpretação histórico-cultural da deficiência, seguida da social. Em Cuba, a tendência foi acordar com enunciados que concebem a deficiência como um fenômeno social, seguida igualmente da interpretação biológica e histórico-cultural. Ambos contextos indicaram baixa concordância com enunciados que implicam em conceber a deficiência como um fenômeno metafísico. Destacar concepções de universitários sobre a deficiência é interessante na medida que traz para o debate científico como futuros profissionais se posicionam diante desse grupo social e ainda pode indicar como a universidade tem trabalho questões referentes a esse grupo social.

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Biografia do Autor

  • Lúcia Pereira Leite

    Livre-Docente em Psicologia da Educação, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Unesp, câmpus de Bauru. E-mail: lucia.leite@unesp.br

  • Taize de Oliveira

    Mestranda em psicologia do desenvolvimento e aprendizagem pela Faculdade de Ciências – UNESP – Bauru. Email: oliveira.taizede@gmail.com

  • Elsie Alejandrina Perez Serrano

    Pós-doutorado em Educação. Professora da Universidade de Holguín – Cuba e da Universidade Internacional Iberoamericana – UNINI – Porto Rico. Email: elsieperezserrano@gmail.com e elsie.perez@funiber.org

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Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Dossiê - Inclusão no Ensino Superior

Como Citar

LEITE, Lúcia Pereira; OLIVEIRA, Taize de; SERRANO, Elsie Alejandrina Perez. Concepções de deficiência em universitários em dois países politicamente distintos: Cuba e Brasil. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 5, n. 1, p. 95–110, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v5n1.08.p95. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8337.. Acesso em: 13 nov. 2024.