GESTÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR

AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BANCO DE TESES DA CAPES DE 2006 A 2016

Autores

  • Marinice Souza Simon Souza Simon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Marlene Rozek Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.12.p165

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Gestão da Inclusão. Transformação

Resumo

Este artigo tem por objetivo comunicar os resultados de uma das etapas da pesquisa: desafios e possibilidades da gestão da inclusão escolar em instituições privadas, apresentando a análise de produções acadêmicas – Teses de Doutorado em Educação – indexadas pela CAPES e voltadas para a instalação e gestão de projetos inclusivos em escolas da rede privada. Para tanto, realiza uma revisão sistemática, com base em leitura flutuante, no período de 2006 a 2016. Ao longo da pesquisa de títulos, em torno de mil teses, foi encontrado um número significativo de trabalhos que apresentavam a inclusão escolar, explorando os mais diversos ângulos do assunto, como formação de professores, atividades docentes em contextos inclusivos, desafios da proposta inclusiva, gestão de processos inclusivos, com destaque para o estudo das políticas de inclusão. As referidas leituras apresentam poucos subsídios para a formulação de um referencial teórico que venha auxiliar o surgimento de novos movimentos, que ensejem o enfrentamento de desafios relativos à construção e à gestão de processos inclusivos no meio escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SIMON, Marinice Souza Simon Souza; ROZEK, Marlene. GESTÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR: AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BANCO DE TESES DA CAPES DE 2006 A 2016. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 6, n. 1, p. 165–182, 2019. DOI: 10.36311/2358-8845.2019.v6n1.12.p165. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8290.. Acesso em: 18 nov. 2024.