FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Maria Elisabete MENDES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.02.p11

Resumo

o presente artigo apresenta, de modo global, algumas das questões relativas à formação inicial de professores em educação especial, relacionando-as com o compromisso de ser oferecida uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens com necessidades especiais. Nesse âmbito, é enfatizada a importância da investigação, considerando que a implementação dos seus resultados na intervenção pode ajudar a promover o desenvolvimento de um ensino mais inclusivo, através de práticas baseadas na evidência. Uma das questões centrais aqui abordada, prende-se com a qualidade da formação ministrada pelas instituições de ensino superior e com as competências a desenvolver pelos professores para que sejam capazes de reconhecer e valorizar a diversidade. No sentido de explicitar alguns dos padrões de qualidade que devem ser acautelados na formação de professores para a inclusão, são sistematizados os princípios-chave preconizados pela Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial, bem como algumas das diretrizes de organizações nacionais (Conselho Nacional de Educação) e internacionais (Council for Excepcional Children e Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura). Salienta-se, assim, a responsabilidade dos formadores na criação de comunidades de aprendizagem que promovam a educação inclusiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Elisabete MENDES

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2018-03-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MENDES, Maria Elisabete. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 4, n. 1, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v4n1.02.p11. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7326.. Acesso em: 18 nov. 2024.