FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.02.p11Resumo
o presente artigo apresenta, de modo global, algumas das questões relativas à formação inicial de professores em educação especial, relacionando-as com o compromisso de ser oferecida uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens com necessidades especiais. Nesse âmbito, é enfatizada a importância da investigação, considerando que a implementação dos seus resultados na intervenção pode ajudar a promover o desenvolvimento de um ensino mais inclusivo, através de práticas baseadas na evidência. Uma das questões centrais aqui abordada, prende-se com a qualidade da formação ministrada pelas instituições de ensino superior e com as competências a desenvolver pelos professores para que sejam capazes de reconhecer e valorizar a diversidade. No sentido de explicitar alguns dos padrões de qualidade que devem ser acautelados na formação de professores para a inclusão, são sistematizados os princípios-chave preconizados pela Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial, bem como algumas das diretrizes de organizações nacionais (Conselho Nacional de Educação) e internacionais (Council for Excepcional Children e Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura). Salienta-se, assim, a responsabilidade dos formadores na criação de comunidades de aprendizagem que promovam a educação inclusiva.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2018-03-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1
Como Citar
MENDES, Maria Elisabete. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 4, n. 1, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v4n1.02.p11. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7326.. Acesso em: 18 nov. 2024.