Síndrome de down, história de vida e escolarização: da problematizando a inclusão até o ingresso na universidade
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.04.p41Palavras-chave:
Pessoa com Síndrome de Down, História de vida, Estudo de Caso, Inclusão, Ensino SuperiorResumo
Com base nos resultados de um estudo de caso sobre um indivíduo que possui Síndrome de Down e que cursava Artes Cênicas em uma universidade pública no estado do Rio Grande do Sul no ano de dois mil e quatorze, este artigo busca problematizar a temática da inclusão e a área da Educação Especial. Partindo desta empiria este estudo ancorou-se principalmente em alguns referenciais bibliográficos, dentre eles: Lunardi, 2001; Menezes, 2011; Veiga-Neto e Lopes, 2007, 2011; Lopes, 2007; Osório, 2007; Eizirik, 2006; Foucault, 2008; Yin, 2001. As análises desenvolvidas apontam reflexões sobre a educação especial e a inclusão como um imperativo na contemporaneidade. Pode-se considerar que inclusão interpela os indivíduos e que do mesmo modo a educação especial e as práticas desenvolvidas nesta área, por sua tradição história, também podem produzir efeitos de verdade nas subjetividades daqueles que buscam seus serviços.
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Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1