Síndrome de down, história de vida e escolarização: da problematizando a inclusão até o ingresso na universidade

Autores

  • Karine Sefrin Speroni Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.04.p41

Palavras-chave:

Pessoa com Síndrome de Down, História de vida, Estudo de Caso, Inclusão, Ensino Superior

Resumo

Com base nos resultados de um estudo de caso sobre um indivíduo que possui Síndrome de Down e que cursava Artes Cênicas em uma universidade pública no estado do Rio Grande do Sul no ano de dois mil e quatorze, este artigo busca problematizar a temática da inclusão e a área da Educação Especial. Partindo desta empiria este estudo ancorou-se principalmente em alguns referenciais bibliográficos, dentre eles: Lunardi, 2001; Menezes, 2011; Veiga-Neto e Lopes, 2007, 2011; Lopes, 2007; Osório, 2007; Eizirik, 2006; Foucault, 2008; Yin, 2001. As análises desenvolvidas apontam reflexões sobre a educação especial e a inclusão como um imperativo na contemporaneidade. Pode-se considerar que inclusão interpela os indivíduos e que do mesmo modo a educação especial e as práticas desenvolvidas nesta área, por sua tradição história, também podem produzir efeitos de verdade nas subjetividades daqueles que buscam seus serviços.

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Biografia do Autor

Karine Sefrin Speroni, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FAE/UFPel); Mestre em Educação, Especialista em Mídias na Educação e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2018-04-24

Como Citar

Speroni, K. S. (2018). Síndrome de down, história de vida e escolarização: da problematizando a inclusão até o ingresso na universidade. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 5(1), 41–52. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.04.p41

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo