AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE MELGAÇO-PA

Autores

  • Cleide MATOS Universidade Federal do Pará- UFPA https://orcid.org/0000-0003-3229-9441
  • Andresa Cardoso COUTINHO Universidade Federal do Pará- UFPA
  • Darlete Pacheco SOUZA Universidade Federal do Pará- UFPA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240011

Palavras-chave:

Educação Especial e inclusiva, Políticas publicas educacionais, Melgaço

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar as políticas públicas de educação especial e inclusiva asseguradas na legislação educacional e suas reverberações nos indicadores de acessibilidade apresentados no censo educacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP) no período de 2018 a 2020, especificamente, o percentual de pessoas com deficiências matriculadas nas escolas públicas municipais de Melgaço-PA. A questão problema apresenta-se disposta da seguinte maneira: Como as políticas públicas de educação especial e inclusiva asseguradas pela legislação educacional dialogam com os dados sobre acessibilidade obtidos nas escolas no município de Melgaço-PA? A análise dos dados estatísticos foi realizada por meio de diálogos com autores e documentos oficiais que versam sobre o tema. No recorte temporal que a pesquisa se propôs a analisar, identificamos algumas situações que chamaram a atenção, como, as semelhanças entre a educação especial e a Educação de Jovens e Adultos, tais como: a falta de oportunidades de acesso e permanência, exclusão e acesso tardio à educação. A interlocução entre elas demanda novos desafios e novas políticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cleide MATOS, Universidade Federal do Pará- UFPA

Doutora em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), Mestre em Educação (PPGED/UFPA), Especialista em Estudos Culturais da Amazônia pela (UFPA) e Graduação em Pedagogia pela (UFPA). Professora Adjunto 3 da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó, Breves, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPEB/UFPA). Pós-Doutoranda na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Andresa Cardoso COUTINHO, Universidade Federal do Pará- UFPA

Pedagoga pela Universidade Federal do Pará- UFPA. Docente da Rede Municipal de Ensino de Curralinho.

Darlete Pacheco SOUZA, Universidade Federal do Pará- UFPA

Pedagoga formada pela Universidade Federal do Pará- UFPA. Exerceu a docência nos anos iniciais do ensino fundamental no Municipio de Melgaço/PA.

Referências

BATISTA, Claudio Roberto.; JESUS, Denise Meyrelles. Avanços em políticas de inclusão: O contexto da educação especial no Brasil e em outros países. 2. ed., Porto Alegre: Editora mediação, 2009.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari kinopp. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Alegre: LDA, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida/ Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação – Brasília; MEC. SEMESP. 2020. 124p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva / Secretaria de Educação Especial. - Brasília: Secretaria de Educação Especial, - 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 4, ne 2 de Outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 4, de 13 de Julho De 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado: 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 10.502, de 30 de Setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.

BRASIL. Decreto Nº 11.370, de 1º de Janeiro de 2023 Revoga o Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais- Anísio Teixeira-INEP. Sinopses estatísticas da Educação Básica. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses- estatisticas/educacao-basica

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais- Anísio Teixeira-INEP. Resultados. Disponível em: resultados do censo escolar https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo- escolar/resultados

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Cidades e Estados - Melgaço. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa/melgaco.html

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Melgaço. Panorama. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/melgaco/panorama

CABRAL, Rosângela Martins.; BIANCHINI Luciane Guimarães Batistella,; GONÇALVES Taisa Grasiela Gomes Liduenha,. Educação especial e educação de jovens e adultos: uma interface em construção? Revista Educação Especial, vol. 31, núm. 62, 2018, Julio- Septiembre, pp. 587-602 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil.

Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=313158892007.

CAMPOS, Juliane Ap. de Paula Perez. DUARTE, Márcia. O aluno com deficiência na EJA: reflexões sobre o atendimento educacional especializado a partir do relato de uma professora da educação especial. Rev. Educ. Espec., Santa Maria, v. 24, n. 40, p. 271-284, maio/ago.

Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial

CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Protocolo

Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Tradução Oficial/Brasil. Brasília Setembro de 2007.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8. ed. Rio de Janeiro. Editora Record, 2004.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HÖFLING, E. de M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 55, nov. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5539.pdf. Acesso em: 15 dez. 2022.

LOPES, Giovana Cerqueira. LINO, Lucília Augusta. Educação de jovens e adultos e educação especial no contexto da educação inclusiva: confluências. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 05, Vol. 03, pp. 46- 72. Maio de

ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/wp- content/uploads/2021/05/inclusiva-confluencias-2.pdf

MANTOAN, Maria Tereza E. Ser ou estar: eis a questão. Explicando o déficit intelectual. Rio de Janeiro, WVA, 1997.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Saberes imaginários e representações na educação especial. A problemática ética da ‘diferença’ e da exclusão social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

RAHME, Monica Maria Farid; FRANCO, Marco Antonio Melo; DULCI, Luciana Crivellari. Formação e Políticas Públicas na Educação: Tecnologias, aprendizagens, diversidade e inclusão. Jundiaí. Paco Editorial, 2014.

REIS, Maria Freitas de Campos Tozzoni. Metodologia da Pesquisa. 2. Ed. 2009.

ROSA, Dalva E. Gonçalves; SOUZA, Vanilton Camilo; et all. Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de janeiro. DP&A, 2002.

SANTOS, Monica Pereira; PAULINO, Marcos Moreira. Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2024-02-22

Como Citar

MATOS, C., Cardoso COUTINHO, A., & Pacheco SOUZA, D. (2024). AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE MELGAÇO-PA. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 11(1), e0240011. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240011

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo