A FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

ENTRE A LEGISLAÇÃO E O CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS

Autores

  • Disneylândia Maria RIBEIRO Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
  • Gabriela Alencar de Barros VIEIRA Universidade do Estado do Rio Grande no Norte - UERN
  • Cristiane de Fátima Costa FREIRE Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-4721-3172

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240010

Palavras-chave:

Educação Física, Formação inicial, Inclusão educacional, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

O objetivo do artigo é discutir a formação inicial do(a) professor(a) de educação física face à inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista, com base na legislação e nas políticas educacionais contemporâneas. As discussões em pauta são resultantes de pesquisa documental, de cunho qualitativo, desenvolvida de outubro de 2021 a junho de 2023, intitulada: “O lugar da educação inclusiva nos currículos dos cursos de licenciatura da UERN”. Neste escrito, particularmente, o material de análise são os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A consulta procedida às matrizes curriculares possibilitou identificar a presença de três componentes curriculares da área, são eles: Educação Física para Pessoas com Necessidades Educativas Especiais; Educação Física Adaptada e Educação Física Inclusiva. Da análise das ementas, sobressai como aspecto positivo a presença de conteúdos relacionados às políticas educacionais e aos aspectos legais em que se assenta a educação especial numa perspectiva inclusiva. Sob outro ângulo, algumas fragilidades podem ser inventariadas, como, por exemplo, a presença de um vocabulário com forte influência do modelo médico de compreensão da deficiência e a ausência de conteúdos mais específicos sobre o esporte adaptado e os jogos paralímpicos, além de questões relacionadas aos recursos, suportes, apoios e Tecnologias Assistivas/ Comunicação Aumentativa e Alternativa, com vistas a subsidiar o acesso e a participação dos(as) estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas atividades corporais, esportivas e de lazer.

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Biografia do Autor

Disneylândia Maria RIBEIRO, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

É Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino do CAPF/UERN; Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pernambuco; Especialista em Educação, na área de Formação do Educador pelo CAPF/UERN (2007), Graduada em Pedagogia (2003) pelo CAPF/UERN. Atuou como professora da Educação Básica no período de 2006 a 2010, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Membro-colaboradora do "Grupo de Pesquisa Pró-Inclusão: Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores". Pesquisadora da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica - AIIIIPe. Tem interesse de pesquisa em Educação Inclusiva, Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, Saberes e Formação Docente

Gabriela Alencar de Barros VIEIRA, Universidade do Estado do Rio Grande no Norte - UERN

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Fitoterapia pela UNIFAN/GO. Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGE) CAPF/UERN. Membro do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) CAPF/UERN. Pesquisa inclusão de crianças autistas nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental.

Cristiane de Fátima Costa FREIRE, Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (1998), pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e clínica pelo Instituto Superior de Educação Vale do Salgado (2004) e em Didática do Ensino Superior pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (2015), mestra em ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE/CAMEAM/UERN (2018). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Planejamento do Processo de Ensino e Aprendizagem - GEPPE, na linha de pesquisa: Educação, ética e formação em espaços escolares e não escolares. É professora da Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes - Pau dos Ferros/RN, e foi professora substituta do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte/UERN/CAMEAM , foi coordenadora pedagógica do Colégio e Curso Evolução, atuou como pedagoga da APAE de Pau dos Ferros. Tem experiência na área de Educação com ênfase no ensino e coordenação da Educação Básica e no ensino superior.

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

RIBEIRO, D. M., VIEIRA, G. A. de B., & FREIRE, C. de F. C. (2024). A FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ENTRE A LEGISLAÇÃO E O CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 11(1), e0240010. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240010

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo