A FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

ENTRE A LEGISLAÇÃO E O CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS

Autores

  • Disneylândia Maria RIBEIRO Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
  • Gabriela Alencar de Barros VIEIRA Universidade do Estado do Rio Grande no Norte - UERN
  • Cristiane de Fátima Costa FREIRE Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-4721-3172

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240010

Palavras-chave:

Educação Física, Formação inicial, Inclusão educacional, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

O objetivo do artigo é discutir a formação inicial do(a) professor(a) de educação física face à inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista, com base na legislação e nas políticas educacionais contemporâneas. As discussões em pauta são resultantes de pesquisa documental, de cunho qualitativo, desenvolvida de outubro de 2021 a junho de 2023, intitulada: “O lugar da educação inclusiva nos currículos dos cursos de licenciatura da UERN”. Neste escrito, particularmente, o material de análise são os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A consulta procedida às matrizes curriculares possibilitou identificar a presença de três componentes curriculares da área, são eles: Educação Física para Pessoas com Necessidades Educativas Especiais; Educação Física Adaptada e Educação Física Inclusiva. Da análise das ementas, sobressai como aspecto positivo a presença de conteúdos relacionados às políticas educacionais e aos aspectos legais em que se assenta a educação especial numa perspectiva inclusiva. Sob outro ângulo, algumas fragilidades podem ser inventariadas, como, por exemplo, a presença de um vocabulário com forte influência do modelo médico de compreensão da deficiência e a ausência de conteúdos mais específicos sobre o esporte adaptado e os jogos paralímpicos, além de questões relacionadas aos recursos, suportes, apoios e Tecnologias Assistivas/ Comunicação Aumentativa e Alternativa, com vistas a subsidiar o acesso e a participação dos(as) estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas atividades corporais, esportivas e de lazer.

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Biografia do Autor

  • Disneylândia Maria RIBEIRO, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

    É Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino do CAPF/UERN; Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pernambuco; Especialista em Educação, na área de Formação do Educador pelo CAPF/UERN (2007), Graduada em Pedagogia (2003) pelo CAPF/UERN. Atuou como professora da Educação Básica no período de 2006 a 2010, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Membro-colaboradora do "Grupo de Pesquisa Pró-Inclusão: Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores". Pesquisadora da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica - AIIIIPe. Tem interesse de pesquisa em Educação Inclusiva, Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, Saberes e Formação Docente

  • Gabriela Alencar de Barros VIEIRA, Universidade do Estado do Rio Grande no Norte - UERN

    Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Fitoterapia pela UNIFAN/GO. Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGE) CAPF/UERN. Membro do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) CAPF/UERN. Pesquisa inclusão de crianças autistas nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental.

  • Cristiane de Fátima Costa FREIRE, Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (1998), pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e clínica pelo Instituto Superior de Educação Vale do Salgado (2004) e em Didática do Ensino Superior pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (2015), mestra em ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE/CAMEAM/UERN (2018). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Planejamento do Processo de Ensino e Aprendizagem - GEPPE, na linha de pesquisa: Educação, ética e formação em espaços escolares e não escolares. É professora da Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes - Pau dos Ferros/RN, e foi professora substituta do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte/UERN/CAMEAM , foi coordenadora pedagógica do Colégio e Curso Evolução, atuou como pedagoga da APAE de Pau dos Ferros. Tem experiência na área de Educação com ênfase no ensino e coordenação da Educação Básica e no ensino superior.

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

RIBEIRO, Disneylândia Maria; VIEIRA, Gabriela Alencar de Barros; FREIRE, Cristiane de Fátima Costa. A FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ENTRE A LEGISLAÇÃO E O CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 1, p. e0240010, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240010. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14846.. Acesso em: 9 nov. 2024.