(IN)ACESSIBILIDADE NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

NARRATIVAS DE UMA UNIVERSITÁRIA COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240004

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Acessibilidade, Estudantes com deficiência, Educação Superior

Resumo

Desde a entrada do presente século, a acessibilidade tornou-se um direito na legislação brasileira. Esse direito estende-se à educação superior na busca por garantia da inclusão de estudantes com deficiência. Considerando esse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a experiência de uma universitária com deficiência a partir de suas narrativas sobre (in)acessibilidade no Curso de Pedagogia. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com apoio de gravador e diário de campo. Os resultados indicam que o acesso à educação superior inicia bem antes do exame vestibular, pois envolve a preparação adequada dos estudantes com deficiência na educação básica. Já, durante a formação universitária, o empoderamento dos discentes com deficiência, no enfrentamento das barreiras no cotidiano, é uma característica que tem contribuído para a permanência no curso superior, isso quando associado à acessibilidade atitudinal dos docentes e discentes. Há ainda destaque, nos resultados, à inacessibilidade arquitetônica e informacional que surge como entrave na formação universitária, restando, muitas vezes, a busca por soluções de acessibilidade, de maneira individualizada, como forma de minimizar os efeitos da ausência de ações institucionais efetivas em prol da garantia dos direitos dos discentes com deficiência na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jackeline Susann Souza da SILVA, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Educação pela Universidad de Salamanca (Espanha). Mestre na Linha de Pesquisa Estudos Culturais e Licenciada em Pedagogia pela UFPB. É professora substituta no Departamento de Habilitação Pedagógica da UFPB (Campus João Pessoa) e coordenadora pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa. Realizou intercâmbio no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC-Portugal) e no Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI-Brasil). Colaborou na função de docente e pesquisadora no Observatório Nacional da Educação Especial (UFSCar) e no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher-NIPAM (UFPB).

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 09 mai. 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394 de 10 de dezembro de 1996. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1- dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 09 mai. 2022.

BRASIL. Lei n° 10.048, de 8 de novembro de 2000. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 nov. 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10048.htm Acesso em: 09 mai. 2022.

BRASIL. Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 dez. 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm Acesso em: 09 mai. 2022.

BRASIL. Decreto 5.296 de 2 de dezembro 2004. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2 dez. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm Acesso em: 09 mai. 2022.

BRASIL. Decreto nº 6.571 de 17 de setembro de 2008. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 set. 2008, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6571.htm Acesso em: 09 mai. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão - LBI. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 jun. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm Acesso em: 09 mai. 2022.

DANTAS, Taisa Caldas. SILVA, Jackeline Susann Souza da. CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Entrelace entre Gênero, Sexualidade e Deficiência: Uma História Feminina de Ruptura e Empoderamento. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, vol.20, n.4, p.555-568, dez. 2014. DOI: 10.1590/S1413-65382014000400007 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/bV7h6MQqf7VyQ5Y93RYrBdw/?lang=pt Acesso em: 09 mai. 2022.

DESLANDES, Sandra Fátima. A pesquisa qualitativa nos serviços de saúde: notas teóricas. Petrópolis: Vozes, 2004.

FERREIRA, Windyz Brazão. Invisibilidade, crenças e rótulos: Reflexão sobre a profecia do fracasso educacional na vida de jovens com deficiência. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SÍNDROME DE DOWN: FAMÍLIA, AGENTE DA INCLUSÃO, 1., 2004, Salvador. Anais... Salvador: APAE, 2004. p. 05-19.

MAZZONI, Alberto Angel; TORRES, Elisabeth Fátima. O acesso e permanência do aluno especial na universidade: um estudo a nível nacional. Maringá: Ed. Acta Acientianum, 2003. 97 p.

MELLO, Anahi Guedes de; FERNANDES, Felipe Bruno Martins. Cartilha da Comissão de Acessibilidade do SIFG 10: Guia de orientações sobre gênero, deficiência e acessibilidade. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO 10, 1., 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2013. p. 34-40.

OLIVEIRA, Elaine Teresa Gomes de. Acessibilidade na Universidade Estadual de Londrina: O ponto de vista do estudante com deficiência. 2003. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciência, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2003.

ONU. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm Acesso em 10 mai. 2022.

OMS. Relatório Mundial sobre a Deficiência. 2011. Disponível em: https://www.fonoaudiologia.org.br/publicacoes/RelatorioMundial.pdf Acesso em 10 mai. 2022.

SILVA, Cassandra Ribeiro de. Metodologia e Organização do Projeto de Pesquisa: Guia Prático. 2004. Disponível em: http://www.ufop.br/demet/metodologia.pdf Acesso em: 15 abr. 2011.

SILVA, Jackeline Susann Souza da. Acessibilidade, Barreiras e Superação: Estudo de Caso de Experiências de Estudantes com Deficiência na Educação Superior. 2014, 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2014.

SILVA, Jackeline Susann Souza da. Acessibilidade Educacional: Um conceito Multifacetado. Salamanca: KDP, 2018. p. 77.

SILVA, Jackeline Susann Souza da. Indicadores de accesibilidad para la educación superior desde la perspectiva de la equidad de género. 2019, 456 f. Tese (Doutorado em Educação) –Universidad de Salamanca, Salamanca, 2019.

SILVA, Jackeline Susann Souza da Silva; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa. A educação superior contemporânea em tempos de luta por inclusão no sistema de

ensino brasileiro. Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, v.23, n.1, p. 5-21, jan./abr. 2021. DOI: 10.34019/1984-5499.2021.v23.30981 Disponível em file:///C:/Users/Samsung/Documents/2023/Artigos/30981-Texto%20do%20artigo-137094-1-10-20210409.pdf Acesso em 20 mar. 2023.

SILVA, Joana Carla Gomes da; SIMIONI, Sônia; ORLANDO, Rosimeire Maria; ALMEIDA, Maria Amelia. Deficiência e autoaceitação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 6., São Carlos. Anais... São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2014, p. 1-15.

Downloads

Publicado

2024-02-22

Como Citar

Souza da SILVA, J. S. (2024). (IN)ACESSIBILIDADE NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA: NARRATIVAS DE UMA UNIVERSITÁRIA COM DEFICIÊNCIA. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 11(1), e0240004. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240004

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo