(IN)ACESSIBILIDADE NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
NARRATIVAS DE UMA UNIVERSITÁRIA COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240004Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Acessibilidade, Estudantes com deficiência, Educação SuperiorResumo
Desde a entrada do presente século, a acessibilidade tornou-se um direito na legislação brasileira. Esse direito estende-se à educação superior na busca por garantia da inclusão de estudantes com deficiência. Considerando esse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a experiência de uma universitária com deficiência a partir de suas narrativas sobre (in)acessibilidade no Curso de Pedagogia. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com apoio de gravador e diário de campo. Os resultados indicam que o acesso à educação superior inicia bem antes do exame vestibular, pois envolve a preparação adequada dos estudantes com deficiência na educação básica. Já, durante a formação universitária, o empoderamento dos discentes com deficiência, no enfrentamento das barreiras no cotidiano, é uma característica que tem contribuído para a permanência no curso superior, isso quando associado à acessibilidade atitudinal dos docentes e discentes. Há ainda destaque, nos resultados, à inacessibilidade arquitetônica e informacional que surge como entrave na formação universitária, restando, muitas vezes, a busca por soluções de acessibilidade, de maneira individualizada, como forma de minimizar os efeitos da ausência de ações institucionais efetivas em prol da garantia dos direitos dos discentes com deficiência na universidade.
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