(IN)ACESSIBILIDADE NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

NARRATIVAS DE UMA UNIVERSITÁRIA COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240004

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Acessibilidade, Estudantes com deficiência, Educação Superior

Resumo

Desde a entrada do presente século, a acessibilidade tornou-se um direito na legislação brasileira. Esse direito estende-se à educação superior na busca por garantia da inclusão de estudantes com deficiência. Considerando esse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a experiência de uma universitária com deficiência a partir de suas narrativas sobre (in)acessibilidade no Curso de Pedagogia. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com apoio de gravador e diário de campo. Os resultados indicam que o acesso à educação superior inicia bem antes do exame vestibular, pois envolve a preparação adequada dos estudantes com deficiência na educação básica. Já, durante a formação universitária, o empoderamento dos discentes com deficiência, no enfrentamento das barreiras no cotidiano, é uma característica que tem contribuído para a permanência no curso superior, isso quando associado à acessibilidade atitudinal dos docentes e discentes. Há ainda destaque, nos resultados, à inacessibilidade arquitetônica e informacional que surge como entrave na formação universitária, restando, muitas vezes, a busca por soluções de acessibilidade, de maneira individualizada, como forma de minimizar os efeitos da ausência de ações institucionais efetivas em prol da garantia dos direitos dos discentes com deficiência na universidade.

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Biografia do Autor

  • Jackeline Susann Souza da SILVA, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Doutora em Educação pela Universidad de Salamanca (Espanha). Mestre na Linha de Pesquisa Estudos Culturais e Licenciada em Pedagogia pela UFPB. É professora substituta no Departamento de Habilitação Pedagógica da UFPB (Campus João Pessoa) e coordenadora pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa. Realizou intercâmbio no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC-Portugal) e no Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI-Brasil). Colaborou na função de docente e pesquisadora no Observatório Nacional da Educação Especial (UFSCar) e no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher-NIPAM (UFPB).

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Publicado

2024-02-22