Conflitos sociais

a perspectiva de estudantes com indicativos de altas habilidades/superdotação em situação de vulnerabilidade humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p125-142

Palavras-chave:

Criatividade., Educação Inclusiva, Pandemia, Cognição, Piaget

Resumo

O presente artigo traz um recorte de uma pesquisa empírica, com entrevista semiestruturada, baseada no método clínico piagetiano, e objetivou demonstrar como os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação em situação de vulnerabilidade humana usam seu potencial criativo e desenvolvem soluções para responder aos conflitos existentes em seu meio. Para a análise qualitativa dos resultados utilizou-se autores como Saltini (2008), Inhelder e Piaget (1982), Lubart (2007) entre outros. Os resultados obtidos indicam que os estudantes estão sendo prejudicados em seu potencial criativo por falta de desenvolvimento de trocas interindividuais reais, por conta do contexto existente na Pandemia Covid 19 que limitou a interação interindividual, porém estão em pleno desenvolvimento cognitivo com o auxílio das ferramentas digitais, também sentem-se frustrados com a forma com que os professores conduzem as aulas remotas, com a falta de acesso aos esportes e lazer, e a falta de atendimentos adequados a sua condição com desafios cognitivos e atividades para o desenvolvimento social. Os resultados indicam ainda que mesmo neste contexto de vulnerabilidade que os limitou a explorarem mais os conflitos apresentados neste trabalho de forma criativa, eles ainda trouxeram respostas complexas para os pares de sua idade, demonstrando autonomia e amplo potencial criativo.

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Biografia do Autor

Carla Sant'Ana de OLIVEIRA, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2013), mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2016) e doutorado em educação pela Universidade Federal do Paraná (2021). Bolsista Capes. Atualmente é professora colaboradora da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Integrante do GIEDH - Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação, e pesquisador do Laboratório de Psicologia Educacional - LAPE. 

Carla Luciane Blum VESTENA, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora Associado "A" da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). PhD pela School of Education, Durham University - UK (2016-2017). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Marília-SP). Atua nos cursos de Graduação e Mestrado em Educação, especificamente na área de Educação, Cultura e Diversidade, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro (Guarapuava, Paraná, Brasil). Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária (2019 a 2021). 

Leandro Cordeiro CRISTO, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Graduado em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa. É Professor Efetivo de Atendimento Educacional Especializado pela Rede Municipal de Ensino de Guarapuava/PR. Integrante do GIEDH - Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação, e pesquisador do Laboratório de Psicologia Educacional - LAPE. 

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Publicado

2023-02-23

Como Citar

Sant’Ana de OLIVEIRA, C., Blum VESTENA, C. L., & Cordeiro CRISTO, L. (2023). Conflitos sociais: a perspectiva de estudantes com indicativos de altas habilidades/superdotação em situação de vulnerabilidade humana. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(1), 125–142. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p125-142

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades ou superdotação: diferentes perspectivas (inter)nacionais para a identificação, a avaliação e o enriquecimento