Conflitos sociais
a perspectiva de estudantes com indicativos de altas habilidades/superdotação em situação de vulnerabilidade humana
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p125-142Palavras-chave:
Criatividade., Educação Inclusiva, Pandemia, Cognição, PiagetResumo
O presente artigo traz um recorte de uma pesquisa empírica, com entrevista semiestruturada, baseada no método clínico piagetiano, e objetivou demonstrar como os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação em situação de vulnerabilidade humana usam seu potencial criativo e desenvolvem soluções para responder aos conflitos existentes em seu meio. Para a análise qualitativa dos resultados utilizou-se autores como Saltini (2008), Inhelder e Piaget (1982), Lubart (2007) entre outros. Os resultados obtidos indicam que os estudantes estão sendo prejudicados em seu potencial criativo por falta de desenvolvimento de trocas interindividuais reais, por conta do contexto existente na Pandemia Covid 19 que limitou a interação interindividual, porém estão em pleno desenvolvimento cognitivo com o auxílio das ferramentas digitais, também sentem-se frustrados com a forma com que os professores conduzem as aulas remotas, com a falta de acesso aos esportes e lazer, e a falta de atendimentos adequados a sua condição com desafios cognitivos e atividades para o desenvolvimento social. Os resultados indicam ainda que mesmo neste contexto de vulnerabilidade que os limitou a explorarem mais os conflitos apresentados neste trabalho de forma criativa, eles ainda trouxeram respostas complexas para os pares de sua idade, demonstrando autonomia e amplo potencial criativo.
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