Vulnerabilidade social e o gênero em pessoas adultas com altas capacidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p143-152

Palavras-chave:

Altas capacidades, Vulnerabilidade social, Gênero

Resumo

Pessoas com altas capacidades intelectuais apresentam características diferentes não apenas durante sua infância, mas também em sua vida adulta, às vezes percebidas como vantagens e outras como desvantagens. Essas pessoas apontam a importância do reconhecimento de seu talento e o problema de não terem sido identificadas, ainda mais no caso das mulheres, dada a desigualdade em sua identificação em relação aos homens. Nesta linha, a vulnerabilidade pode ser definida como risco, ameaças, crises que podem causar danos ou fragilidade. Portanto, é um conceito amplo e pode ocorrer a qualquer pessoa, pois está relacionado tanto a fatores externos, situações que ocorrem na vida diária, quanto a fatores internos, ou seja, a reação ou o enfrentamento de tais situações. O objetivo da presente pesquisa é analisar se adultos com altas capacidades eram vulneráveis socialmente e se existiam diferenças nos níveis de vulnerabilidade social em relação ao gênero. A amostra consistiu de um total de 226 participantes com idade entre 16 e 72 anos, 58,4% dos quais eram homens. Do total, 139 relataram ter experimentado algum tipo de vulnerabilidade em suas vidas. Quanto aos principais resultados, a relação analisada utilizando o coeficiente de correlação V de Cramer foi significativa (0,254; p = 0,001), o que nos permite concluir que as mulheres com altas capacidades são mais suscetíveis à vulnerabilidade social do que os homens. Também fornece informações relevantes sobre a abordagem de mulheres talentosas além de suas barreiras de inteligência e identificação, pois questiona em que outras áreas elas permanecem invisíveis e diminuídas.

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Biografia do Autor

  • Amanda Rodrigues de Souza, Universidad de La Laguna (ULL)

    Doctora en Educación Especial y Psicología. Contratada Postdoctoral en Psicología por la Universidad de La Laguna - ULL. Financiación otorgada por el Ministerio de Ciencia e Innovación.

  • Bárbara Amaral MARTINS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doctora en Educacíon. Profesor en Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

  • Triana AGUIRRE, Universidad de La Laguna

    Doctora en Psicología por la Universidad de La Laguna (ULL).

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Publicado

2023-02-23

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades ou superdotação: diferentes perspectivas (inter)nacionais para a identificação, a avaliação e o enriquecimento