Vulnerabilidade social e o gênero em pessoas adultas com altas capacidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p143-152

Palavras-chave:

Altas capacidades, Vulnerabilidade social, Gênero

Resumo

Pessoas com altas capacidades intelectuais apresentam características diferentes não apenas durante sua infância, mas também em sua vida adulta, às vezes percebidas como vantagens e outras como desvantagens. Essas pessoas apontam a importância do reconhecimento de seu talento e o problema de não terem sido identificadas, ainda mais no caso das mulheres, dada a desigualdade em sua identificação em relação aos homens. Nesta linha, a vulnerabilidade pode ser definida como risco, ameaças, crises que podem causar danos ou fragilidade. Portanto, é um conceito amplo e pode ocorrer a qualquer pessoa, pois está relacionado tanto a fatores externos, situações que ocorrem na vida diária, quanto a fatores internos, ou seja, a reação ou o enfrentamento de tais situações. O objetivo da presente pesquisa é analisar se adultos com altas capacidades eram vulneráveis socialmente e se existiam diferenças nos níveis de vulnerabilidade social em relação ao gênero. A amostra consistiu de um total de 226 participantes com idade entre 16 e 72 anos, 58,4% dos quais eram homens. Do total, 139 relataram ter experimentado algum tipo de vulnerabilidade em suas vidas. Quanto aos principais resultados, a relação analisada utilizando o coeficiente de correlação V de Cramer foi significativa (0,254; p = 0,001), o que nos permite concluir que as mulheres com altas capacidades são mais suscetíveis à vulnerabilidade social do que os homens. Também fornece informações relevantes sobre a abordagem de mulheres talentosas além de suas barreiras de inteligência e identificação, pois questiona em que outras áreas elas permanecem invisíveis e diminuídas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Rodrigues de Souza, Universidad de La Laguna (ULL)

    Doctora en Educación Especial y Psicología. Contratada Postdoctoral en Psicología por la Universidad de La Laguna - ULL. Financiación otorgada por el Ministerio de Ciencia e Innovación.

  • Bárbara Amaral MARTINS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doctora en Educacíon. Profesor en Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

  • Triana AGUIRRE, Universidad de La Laguna

    Doctora en Psicología por la Universidad de La Laguna (ULL).

Referências

BASSO, Eduarda; RIECHI, Tatiana Izabele Javorski de Sá; MOREIRA, Laura Ceretta; VEIGA, Elizabeth Carvalho da. Identificação de estudantes com altas habililidades/superdotação no Ensino Superior. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v. 26, n. 3, p. 453-464, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/NYTWRyzvcHxYPQLVB6qcRtj/?lang=pt. Acesso em: 04 set. 2022.

BAYRI, Hakan; ÖZDEMIR, Pinar. Özel yeteneklġ öğrencileriin duygusal tepkisellik, öz-yeterlik ve psikolojik kirilganlik düzeylerinin incelenmesi: bir karma yöntem çalişmasi [An investigation on the levels of emotional reactivity, self-efficacy, and psychological vulnerability of gifted students: a mixed-methods study]. Electronic Journal of Social Sciences, v. 21, n. 81, p. 1-20, jan. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.17755/esosder.878181 Acesso em: 02 out. 2022.

COMITÉ ECONÓMICO Y SOCIAL EUROPEO. Liberar el potencial de los niños y los jóvenes con gran capacidad intelectual dentro de la Unión Europea. Dictamen de la Sección Especializada de Empleo Bruselas, Comité Económico y Social Europeo. Diario Oficial de la Unión Europea, 2013.

ESPAÑA. Ley Orgánica 3/2018, de 5 de diciembre, de Protección de Datos Personales y garantía de los derechos digitales. Boletín Oficial del Estado, 294 de 6 de diciembre. Disponível em: https://www.boe.es/eli/es/lo/2018/12/05/3. Acesso em: 27 dez. 2022.

GARCÍA PERALES, Ramón; CANUTO GONZÁLEZ, Inmaculada; CEBRIÁN MARTÍNEZ, Antonio. Alta capacidad y género: La autoestima como factor influyente en las diferencias entre sexos. Contextos educativos, La Rioja, v. 24, p. 77-93, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18172/con.3934. Acesso em: 15 set. 2022.

GÓMEZ ARIZAGA, María Paz; CONEJEROS-SOLAR, Maria Leonor; SANDOVAL RODRÍGUEZ, Katia; ARMIJO SOLÍS, Solange. Doble excepcionalidad: análisis exploratorio de experiencias y autoimagen en estudiantes chilenos. Revista de Psicología, v. 34, n. 1, p. 5-37, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18800/psico.201601.001. Acesso em: 08 set. 2022.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidad. Rio de Janeiro: D.P.& A., 2006.

MUÑOZ DELEITO, Pilar. Mujeres jovenes de altas capacidades: aceptar y ser aceptada, sin miedo, sin violencia, con inteligencia. Revista de Estudios de Juventud. Madrid, v. 120, p. 129-143, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6859793. Acesso em: 10 set. 2022.

NOGUEIRA, Luíza Souto. Desigualdade de gênero e a vulnerabilidade das mulheres com deficiência. Revista jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. São Paulo, v. 18, p. 73-89, 2020. Disponível em: https://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/view/423. Acesso em: 10 set. 2022.

PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Ser ou não ser, eis a questão: o processo de construção da identidade na pessoa com altas habilidades/superdotação adulta. 2008. 230p. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/2662. Acesso em: 02 abr. 2022.

PÉREZ SÁNCHEZ, Luz F.; DOMÍNGUEZ RODRÍGUEZ, Pilar. Superdotación y adolescencia: características y necesidades en la Comunidad de Madrid. Madrid: Consejería de Educación, 2000.

PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera; FREITAS, Soraia Napoleão. A mulher com altas habilidades/superdotação: à procura de uma identidade. Revista Brasileira de Educação Especial, Santa Maria, v. 18, n. 4, p. 677-694, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/qCDKrWPRqGSnZSsyRtxCCvm/?format=pdf&lang=p. Acesso em: 24 out. 2022.

REIS, Sally M. Decisiones y compromisos en mujeres superdotadas y con talento. Ideacción: La revista en español sobre superdotación, Barcelona, nº extra 1, p. 59-76, 2000. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2497480. Acesso em: 08 set. 2022.

ROMANOWSKI, Caroline Leonhardt. Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.

SANTOYANA SANZ, Raquel Pardo de. Superdotación intelectual y trastorno por déficit de atención e hiperactividad (TDAHH). FAISCA: Revista de Altas Capacidades, v. 9, p. 126-135, 2002. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2476389. Acesso em: 06 set. 2022.

SASTRE-RIBA, Sylvia. Niños con altas capacidades y su funcionamiento. Revista de Neurología, v. 41(Supl.1), p. S11-S16, 2008. Disponível em: https://sid-inico.usal.es/idocs/F8/ART13977/ni%c3%b1os_con_altas_capacidades_y_su_funcionamiento.pdf. Acesso em: 16 set. 2022.

SASTRE-RIBA, Sylvia. Funcionamiento metacognitivo en niños con altas capacidades. Revista de Neurología, v. 52 (Supl.1), p. S11-S18, 2011. Disponível em: https://atendiver.es/wp-content/uploads/2021/04/Funcionamiento-metacognitivo-en-ninos-con-altas-capacidades.pdf. Acesso em: 16 set. 2022.

VALDÉS GÁZQUEZ, María. Vulnerabilidad social, genealogía del concepto. Gazeta de Antropología. Jaén, v. 37, n. 1, s/p, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10481/68424. Acesso em: 06 set. 2022.

VIRGOLIM, Ângela. As vulnerabilidades das altas habilidades e superdotação: questões sociocognitivas e afetivas. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e81543, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.81543. Acesso em: 06 set. 2022.

Publicado

2023-02-23

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades ou superdotação: diferentes perspectivas (inter)nacionais para a identificação, a avaliação e o enriquecimento

Como Citar

RODRIGUES DE SOUZA, Amanda; AMARAL MARTINS, Bárbara; AGUIRRE, Triana. Vulnerabilidade social e o gênero em pessoas adultas com altas capacidades. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 10, n. 1, p. 143–152, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p143-152. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13884.. Acesso em: 21 nov. 2024.