Eu também sou poesia
práticas de letramentos literários para estudantes com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p99-112Palavras-chave:
Letramentos literários, Deficiência visual, Literatura, Ensino MédioResumo
O presente artigo visa a relatar práticas de letramentos literários desenvolvidas com estudantes com deficiência visual no Instituto Benjamin Constant. A perspectiva do ensino de literatura se fundamenta em autores, como Candido (2004) para o qual a literatura exerce importante papel no processo de humanização e formação de uma consciência sociopolítica, e Cosson (2018), que reflete sobre a escola enquanto espaço para a apropriação sistematizada da linguagem literária. Este estudo tem como metodologia a pesquisa-ação, que diz respeito à resolução de um problema coletivo de forma colaborativa entre pesquisadores e sujeitos participantes. Desse modo, procuro por meio desta discussão e das experiências relatadas apontar caminhos para um trabalho significativo a partir das vivências dos aprendizes tanto na leitura quanto na escritura, enquanto construção e expressão de pensamentos e emoções, assim como na descoberta de si e do mundo por meio da relação com a literatura, contribuindo para a formação leitora e cidadã de pessoas com deficiência visual.
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