Eu também sou poesia

práticas de letramentos literários para estudantes com deficiência visual

Autores

  • Marcia de Oliveira GOMES Instituto Benjamin Constant

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p99-112

Palavras-chave:

Letramentos literários, Deficiência visual, Literatura, Ensino Médio

Resumo

O presente artigo visa a relatar práticas de letramentos literários desenvolvidas com estudantes com deficiência visual no Instituto Benjamin Constant. A perspectiva do ensino de literatura se fundamenta em autores, como Candido (2004) para o qual a literatura exerce importante papel no processo de humanização e formação de uma consciência sociopolítica, e Cosson (2018), que reflete sobre a escola enquanto espaço para a apropriação sistematizada da linguagem literária. Este estudo tem como metodologia a pesquisa-ação, que diz respeito à resolução de um problema coletivo de forma colaborativa entre pesquisadores e sujeitos participantes. Desse modo, procuro por meio desta discussão e das experiências relatadas apontar caminhos para um trabalho significativo a partir das vivências dos aprendizes tanto na leitura quanto na escritura, enquanto construção e expressão de pensamentos e emoções, assim como na descoberta de si e do mundo por meio da relação com a literatura, contribuindo para a formação leitora e cidadã de pessoas com deficiência visual.

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

de Oliveira GOMES, M. (2022). Eu também sou poesia: práticas de letramentos literários para estudantes com deficiência visual. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 9(2), 99–112. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p99-112